Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) ocorre neste final de semana, no Centro de Referência em Economia Solidária. A organização do evento, divulgou nesta quarta-feira a programação completa da 3ª Jornada Formativa da Feicoop, que já se inicia nesta quinta-feira (14) com seminários, oficinas, rodas de conversa, intercâmbios, formação e reuniões, e da 3ª Mostra de Arte e Cultura e Diversidade da Economia Solidária. A venda de produtos nos estandes ocorre das 7h30min às 19h, de sexta-feira (15) a domingo (17). Desta vez, todas as atividades são presenciais, com entrada gratuita. Confira em anexo a programação completa.

A Prefeitura é apoiadora do evento com a destinação de emendas parlamentares, serviço de segurança, por meio da Guarda Municipal, e de organização do trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O QUE É A FEICOOP?

A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público encontra produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo a organização do evento, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.

A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Preparativos e trânsito

Em preparação à 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), desde a última semana, servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalharam na limpeza e na manutenção interna dos espaços do Parque da Medianeira. Os serviços também foram realizados ao longo da Rua Professor Heitor Campos e proximidades. Foram feitos o corte de grama, o recolhimento de lixo, a retirada de plantas secas, varrição, limpeza e pintura de meios-fios.

Visitantes da Feicoop e moradores do entorno do Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira, devem ficar atentos para bloqueios e desvios no trânsito, que ocorrerão a partir das 7h de quinta-feira até o domingo. Os locais estarão sinalizados e com equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana para garantir o fluxo no local e arredores.

– Bloqueio total na Rua Heitor Campos, entre as ruas Imbé e Atlântida (desde a segunda-feira para a montagem das estruturas);

– Na Rua Heitor Campos, haverá local para embarque e desembarque devidamente sinalizado;

– O local para carga e descarga para feirantes ficará na Rua Imbé, próximo ao local da feira na Heitor Campos;

– Serão retiradas vagas de estacionamento de veículos no lado esquerdo da Rua Atlântida, no sentido em direção à feira. Já no lado direito, haverá estacionamento de táxi.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação