Entretenimento

Foram 16 dias em que a Feira do Livro fez parte da rotina dos santa-marienses na Praça Saldanha Marinho. Com 31 livreiros ofertando uma infinidade de opções de leituras de todos os estilos e para todas as idades, a 49° edição da festa da literatura santa-mariense encerrou com muitas atrações no sábado (14). O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo e da secretária de Cultura, Rose Carneiro, estiveram presentes na Praça Saldanha Marinho. A contagem final fechou em 29.080 livros vendidos.

“Encerramos a Feira do Livro com sorriso no rosto e muito orgulho. Foi um retorno em grande estilo. Tudo isso por que agora podemos nos encontrar, nos abraçar. Foi uma celebração da Cultura de Santa Maria e vamos nos preparar para a próxima edição”, disse o prefeito.

Pozzobom particou do encerramento da feira no sábado. Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação

Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a avaliação da 49ª Feira do Livro vai muito além dos números, que são expressivos, mas não alcançam tudo o que o festival multicultural deixa toda vez que se despede da Praça. Ela também projeta a edição do próximo ano, que será a 50ª.

“A Feira do Livro é resultado de um trabalho coletivo e colaborativo desde a sua criação. Colocamos no palco uma  programação rica e diversa, foram 16 dias muito intensos e que envolveram toda a cidade. Os resultados positivos lançam novos desafios para a próxima edição. Tem sido assim, ano a ano. Ainda mais para 2023, quando a Feira completa 50 edições. A segunda Feira mais antiga da América Latina tem um grande desafio pela frente: pensar uma programação à altura de uma história valorosa e singular”, comemora a secretária.

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; CESMA; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produção cultural é de Denise Copetti.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: Ronald Mendes/Feira do Livro/Divulgação