Para revitalizar as margens do Arroio Cadena e tornar mais agradável a região onde vivem, alunos de duas escolas municipais participaram de uma ação ecológica. As crianças, matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aracy Trindade Caurio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edy Maya Bertóia, plantaram 200 mudas de azaleias, às margens do Arroio Cadena, na Perimetral Diácono João Luiz Pozzobon. A iniciativa da Prefeitura foi promovida pelas secretarias de Meio Ambiente de Educação, com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

“Esta ação conjunta tem um valor muito significativo por agregar crianças em idade escolar. É através delas que vamos construindo a consciência do cuidado com o Meio Ambiente, elas são multiplicadoras das boas ações”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato.

O plantio das azaleias começou a ser planejado em agosto, quando foram realizados encontros com a comunidade da região e com as equipes diretivas das duas escolas. A intenção é tornar o local mais agradável para a população. Por isso, a escolha foi para as flores, doadas pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

“Acreditamos que para as pessoas aprenderem de fato, elas precisam vivenciar na prática, por esse motivo os alunos hoje colocaram a mão na terra e auxiliaram no plantio das flores”, afirma a coordenadora pedagógica e responsável pela Educação Ambiental na Secretaria de Educação, Vera Simon.

Além da revitalização paisagística, os pequenos também participaram de uma oficina sobre compostagem. A ação ambiental teve apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, na condução do tráfego, da Secretaria de Infraestrutura e da Guarda Municipal.

Crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental plantaram 200 mudas de azaleias ao longo da Perimetral Diácono João Luiz Pozzobon. Foto: João Vilnei/Prefeitura

*Com informações da Prefeitura