Trânsito

Com o objetivo de combater a perigosa combinação entre álcool e direção e promover a segurança no trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma edição da Operação Balada Segura. A ação ocorreu entre o final da tarde e o começo da noite deste domingo (13) na Avenida Hélvio Basso.

Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, 151 veículos foram abordados. Destes, 150 condutores realizaram o teste do etilômetro (bafômetro), e um se recusou, sendo aplicada a penalidade conforme a legislação. Devido a irregularidades constatadas durante as abordagens, 19 motoristas foram autuados.

Durante a ação, dois condutores foram flagrados conduzindo veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma infração gravíssima prevista no Art. 162, I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim como o condutor que se recusa a realizar o teste do etilômetro, o motorista flagrado dirigindo sem CNH tem o veículo retido até a apresentação de condutor habilitado.

Cinco veículos foram flagrados com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através de aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Destes, quatro optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, e um optou pelo não pagamento, sendo o automóvel removido conforme legislação.

Dois veículos foram removidos por estarem trafegando com características adulteradas e sem regulamentação. A Operação Balada Segura deste domingo foi promovida pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e contou com o apoio da Brigada Militar.

DADOS DA OPERAÇÃO

• Veículos Abordados: 151

• Total de Autuações: 19

• Autuados Por Recusa: 01

• Testes Etilômetro: 150

• Veículos removidos: 03

 

Fonte: PMSM

Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação