Por 14 votos favoráveis a 6 contrários, a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, na madrugada desta sexta-feira (19), o projeto que de lei que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a distribuir medicamentos a pacientes com sintomas de coronavírus1. O kit covid é composto por hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina D, anti-coagulantes e/ou outros fármacos indicados e custeados ou distribuídos pelo Ministério da Saúde, mediante orientação e prescrição médica.

Porém, na prática, o projeto do vereador Tubias Calil (MDB) vai de encontro ao que a Prefeitura já está fazendo. Os remédios estão disponíveis nas farmácias municipais de Santa Maria (Central, Kennedy, São Francisco, Floriano Rocha ou Distrital Leste, além de nas farmácias do Pronto-Atendimento do Patronato e da Policlínica Ruben Noal), podendo serem solicitados por meio de receita médica.

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa ser residente em Santa Maria e ser atendido no SUS do Município. Ainda, o paciente deve apresentar a receita contendo a Denominação Comum Brasileira/nome genérico do medicamento. A

Agora, a proposta será encaminhada para sanção do prefeito Jorge Pozzobom.

Votos a favor do projeto

Anita Costa Beber (PP)

Alexandre Vargas (Republicanos)

Tubias Calil (MDB)

Pablo Pacheco (PP)

Danclar Rossato (PSB)

Getulio de Vargas (Republicanos)

Tony Oliveira (PSL)

Paulo Ricardo Pedroso (PSB)

Roberta Pereira Leitão (PP)

Manoel Badke – Maneco (DEM)

Juliano Soares – Juba (PSDB)

Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB)

Adelar Vargas – Bolinha (MDB)

Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

Votos contra

Werner Rempel (PCdoB)

Givago Ribeiro (PSDB)

Ricardo Blattes (PT)

Admar Pozzobom (PSDB)

Helen Cabral (PT)

Marina Callegaro (PT)

Foto: Reprodução