A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma reunião para tratar de medidas de prevenção ao coronavírus.

Na ocasião, ficou definido que a Comissão de Saúde recomendará que sejam canceladas as sessões plenárias e atividades das comissões por um período de 15 dias. Além disto, os vereadores irão realizar um movimento, em conjunto com a Prefeitura, para pedir ao Ministério da Saúde recursos emergenciais para que o Hospital Regional possa abrir leitos com o objetivo de receber pacientes com o covid-19. A outra medida definida na reunião é que os parlamentares irão solicitar um assento no gabinete de crise formado pelo Executivo.

Na segunda-feira (16), o Legislativo já havia adotado medidas de prevenção ao coronavírus.

Veja quais são elas:

– O expediente do parlamento se dará em turno único das 7h30 às 13h30;

– A partir do dia 19 de março, as sessões plenárias acontecem no período da manhã, às 9h;

– Para evitar a aglomeração de pessoas, alguns dos espaços da sessão destinados a homenagear ou dar voz à comunidade estão suspensos. Portanto, Tribuna Livre, Expediente Nobre não acontecerão no período;

– As sessões solenes estão suspensas;

– As reuniões das comissões permanentes deverão acontecer durante o expediente da casa, porém, sendo restrita a participação aos vereadores;

– Viagens de vereadores e servidores estão suspensas;

– Os parlamentares, servidores e colaboradores terceirizados que tenham regressado nos últimos cinco dias de viagem de países em que há transmissão comunitária do Covid-19 deverão afastar-se preventivamente do trabalho por 14 dias, contados da data do regresso, mediante perícia médica.

 

Crédito da foto: Allysson Marafiga/CV