Uma audiência pública foi realizada na noite de quarta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Santa Maria com objetivo de ouvir sugestões dos santa-marienses sobre o projeto de lei que prevê a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas do município entre meia-noite e 7h. Atualmente, o consumo é liberado nas ruas da cidade.

O autor do projeto e coordenador da audiência, vereador Delegado Getúlio, explicou que a ideia da audiência pública “é dar voz a todos que, de uma forma ou de outra, têm opinião sobre esse projeto”. A comissão também é composta pelos vereadores Tubias Callil (vice-presidente) e João Ricardo Vargas (relator).

O vereador Pablo Pacheco se manifestou na tribuna e defendeu multa para quem estiver atrapalhando o sossego público, propondo a retirada da matéria a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Para isso, o parlamentar vai apresentar outro projeto de lei substitutivo.

Já uma moradora da Avenida Borges de Medeiros disse que é a favor do projeto.

“A gente não tem mais respeito na nossa rua, tive que retirar os vasos de flores da frente da minha casa porque estavam sendo usados para esconder drogas”, ressaltou Tainara Ouriques.

Já o professor Vinícius de Moraes se manifestou contrário ao projeto.

“A gente acredita que está havendo uma criminalização da juventude. Principalmente a juventude das periferias”.

Moraes afirmou que a juventude precisa de segurança e não ser criminalizada. “Essa lei não vai funcionar e, caso seja aprovada, empresas vão fechar suas portas e demitir funcionários”, afirmou.

A partir desta quinta-feira (11), está aberto o prazo de 15 dias para o protocolo de emendas e sugestões ao projeto.

 

Fotos: Guilherme Superti/CMVSM/Divulgação