Instalada há menos de uma semana, uma câmera que monitora parte do Distrito Industrial flagrou, na manhã de sábado (13), um descarte irregular de resíduos. Pelas imagens, é possível ver um veículo, por volta das 9h20min, se aproximando de uma área. O motorista desce, descarrega materiais e, cinco minutos depois, deixa o local. O registro da Secretaria de Meio Ambiente é de descarte de restos de madeira, de embalagens plásticas e lâmpadas fluorescentes, entre outros.

Desta forma, a Secretaria se valerá das imagens para identificar e, assim, responsabilizar o autor do descarte irregular de bens inservíveis. Entre outras providências, o responsável terá de recuperar a área, que já estava limpa, e dar a destinação correta aos resíduos.

Conforme o decreto federal 6.514, quem for flagrado descartando lixo de forma irregular no meio ambiente poderá responder por infração administrativa, que prevê autuação com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas de segunda a sexta-feira, pelo telefone (55) 3921-7150, das 7h30min às 16h30min, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

A câmera foi instalada no Distrito Industrial pelos recorrentes problemas ocorridos lá em relação a ocupações e acessos irregulares e inúmeros descartes clandestinos, conforme convenção das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. O objetivo é justamente coibir tais irregularidades em área de ampliação do Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria.

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: PMSM/Divulgação