Santa Maria vai receber, no próximo domingo (10), o maior evento religioso do interior do Rio Grande do Sul: a Romaria da Medianeira. São esperados mais de 400 mil peregrinos. Para a 76ª edição do evento de fé e devoção, virão caravanas de cidades do Rio Grande do Sul, outros Estados e também de países vizinhos, que vão percorrer milhares de quilômetros para pedir graças e agradecer de perto à Mãe Medianeira. Além de pedir e agradecer pelas graças alcançadas por meio da Mãe Medianeira de Todas as Graças, poderão, ainda, chegar até a Fonte da Medianeira e ao Monumento dos 300 anos de Aparecida.

A Romaria será precedida, no sábado (9), às 15h, pela Missa da Saúde com bênção para os doentes, no Santuário Basílica. E, à noite, ocorre a Vigília, no Santuário, até àa 5h de domingo, fazendo com que o Santuário permaneça aberto para acolher os romeiros que chegam a pé e em caravanas de todos os lugares.

Dentro do Santuário, no domingo (10), serão celebradas missas de hora em hora, das 5h, até às 18h, inspirando devoção e piedade a todos que também fazem sua veneração, pois é ali que permanece a Imagem Milagrosa. Também ocorrerão as confissões, tanto no Santuário quanto na Cripta, com padres à disposição dos romeiros.

Procissão

A procissão terá como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 8h30min, percorrendo a Avenida Rio Branco, a Rua do Acampamento, a Avenida Dores e a Avenida Medianeira até o Altar Monumento.

Missa no Altar Monumento

Neste ano, a Missa Principal da Romaria, celebrada no Altar Monumento, será presidida por Dom Ricardo Hoepers, e pelo bispo diocesano de Rio Grande, e concelebrada pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, pelo reitor do Santuário Basílica, Padre Ruben Natal Dotto, e demais padres e diáconos.

A celebração será transmitida, ao vivo, das 10h às 11h, pela Rede Vida, pela TV Assembleia em conjunto com a TVE, pela Cadeia Azul e Branca e pela Rádio Medianeira. A Rádio Nativa FM também fará a transmissão ao vivo, das 6h às 12h.

Quem carregará a imagem de Medianeira da entrada do Parque da Medianeira até o Altar Monumento serão indígenas das tribos caingangue e guarani em referência ao sínodo para a Amazônia. A animação da Missa será realizada pelo Coral do Santuário Basílica.

Quitutes à venda

Já em clima de Romaria, cerca de 80 mil quitutes foram produzidos e estão disponíveis para comercialização todos os dias, até o dia do evento. Quem for até o Santuário poderá comprar as delícias no Salão Paroquial, das 9h às 19h. Entre os doces comercializados, os romeiros encontrarão doce de batata, quindins, brigadeiro e cocada. Cerca de 30 voluntários estão envolvidos na produção das guloseimas, salgados e almoços.

Logística e apoio ao evento

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde com ambulância e somará mais quatro ambulâncias que o Santuário alugará. A Secretaria de Meio Ambiente vai colocar 14 contêineres para recolhimento de lixo. A Secretaria de Mobilidade Urbana organizará o trânsito e fechará as ruas (saiba mais abaixo). Já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fará a limpeza prévia do Parque da Medianeira e os serviços gerais, como a limpeza da avenida posterior ao evento, bem como a revisão de toda a iluminação. Haverá banheiros químicos na Travessa Medianeira disponíveis para os romeiros do lado de fora do parque e, neste ano, a Basílica conta com a instalação de mais 60 banheiros na ala esquerda do Santuário.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Arquivo