A Prefeitura informa que está disponível para consulta a relação atualizada dos prestadores de serviço de transporte escolar em Santa Maria. A listagem inclui motoristas e veículos em situação regular junto à Secretaria de Mobilidade Urbana. No site institucional, é possível consultar, http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2019/07/D16-1686.pdf, e conferir a listagem referente ao mês de julho. A atualização dos dados é realizada mensalmente pelo setor de Fiscalização da pasta.

A relação de veículos regulares do serviço escolar é fundamental no momento em que pais e responsáveis buscam a contratação do serviço. Na listagem, é possível conferir se o veículo passou por vistoria e a data de vencimento da mesma.

No Município, quem fiscaliza esse tipo de atividade são os agentes de trânsito e os fiscais de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana. No entanto, a fiscalização também pode ser realizada por policiais rodoviários, tanto federal quanto estadual, além da Brigada Militar.

Dicas para contratar o serviço de transporte escolar

A principal recomendação aos pais e responsáveis é que sejam contratados somente transportes escolares legalizados no Detran e na Prefeitura Municipal, pois estes veículos são vistoriados com regularidade. Também é fundamental que sejam solicitadas a apresentação dos seguintes documentos:

– Carteira de Licença Individual (CLI) e Selo de Vistoria do Veículo, ambos emitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana;

– Autorização para Trânsito de Veículo de Transporte Escolar, emitida pelo Detran;

– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, emitidos pelo Detran.

– Caso o profissional não atenda aos requisitos listados acima, a orientação da Prefeitura é pela não contratação do serviço. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo telefone (55) 3921-7271.

*Com informações e foto de divulgação da Prefeitura