O Conselho Municipal de Transportes (CMT) aprovou na manhã desta segunda-feira (28) o valor de 5,34 para a passagem de ônibus em Santa Maria. Atualmente, a tarifa é de R$ 4,20. Caso seja aprovado, o novo valor representaria aumento de 27% no bolso do usuário.

Porém, o prefeito Jorge Pozzobom, logo após a reunião do CTM, determinou “que o quadro técnico da Prefeitura se detenha, de forma ágil e efetiva, a encontrar alternativas para que o valor R$ 5,34 para a tarifa, apontado pela planilha técnica e aprovado pelo Conselho, não seja repassado integralmente ao usuário do transporte coletivo”, conforme nota divulgada pela Secretaria Extraordinária de Comunicação. A previsão é que, até o final desta semana, sejam apresentadas as alternativas apuradas.

Ainda em um trecho da nota, a Prefeitura “reforça que o preço da tarifa não pode ser elevado ao ponto de que passageiros deixem de utilizar os ônibus, fator que pode causar o colapso do sistema.

O mais provável é que a Prefeitura forneça algum subsídio financeiro para as empresas que operam na cidade e, assim, o valor do aumento integral da nova tarifa não repassado ao usuário.

Foto: Raul Pujol/SM24Horas/Arquivo