Trânsito

Serviços essenciais para a contenção de acidentes no perímetro urbano da cidade, a operação e a gestão de trânsito e transporte de mobilidade urbana passam a operar 24 horas por dia a partir desta sexta-feira (1º) em Santa Maria.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que o Executivo de Trânsito já compõe o sistema nacional de segurança pública, caracterizado por sua essencialidade, então, era só questão de tempo para adequações nas legislações estadual e municipal até que o novo formato entrasse em vigor.

“Antes, não havia legislação que dava conta da operação e da fiscalização de trânsito como serviços essenciais. Com a pandemia de Covid-19, diversos serviços foram restritos, e as adequações legais foram feitas para que possamos trabalhar na contenção da acidentalidade”, conta o secretário Ponsi.

Ponsi relata que, com a retomada gradual do setor produtivo da cidade (como o comércio), já é percebida pelo Poder Público maior movimentação nas ruas e avenidas da cidade, razão pela qual se considerou imprescindível a readequação das escalas do quadro funcional da Secretaria de Mobilidade Urbana para atender à legislação e garantir a segurança da população no trânsito do perímetro urbano 24 horas por dia. Antes, o expediente se estendia até 1h da madrugada.

A Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) é a responsável pela fiscalização. Antes, operava dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana. Agora, passa a integrar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde estão reunidos órgãos de segurança pública da cidade, como a Brigada Militar e a Polícia Civil.

A partir do Ciosp, os agentes de trânsito terão acesso à rede de mais de 700 câmeras espalhadas por 150 pontos de Santa Maria, facilitando seu trabalho. Além disso, equipes estarão nas ruas e avenidas trabalhando no controle e na fiscalização do trânsito.

A CMTU pode ser acionada para atender a ocorrências de trânsito a partir de dois números de telefone: 153 e (55) 3921-7091. Como o 153 está disponível, também, para denúncias relacionadas ao descumprimento de medidas adotadas para impedir a disseminação da Covid-19, a Prefeitura orienta que a população utilize somente o (55) 3921-7091.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação