A Prefeitura de Santa Maria deflagrou, nesta terça-feira (14), nova operação para fiscalizar estabelecimentos com potencial para aglomeração de pessoas na cidade. A intenção do Executivo Municipal é verificar se as novas regras para o funcionamento dos espaços, em meio à pandemia de Covid-19, estão sendo cumpridas. Elas foram determinadas por meio de Decreto Executivo. O esforço existe para tentar evitar a disseminação do coronavírus, causador da doença, e garantir a segurança da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o isolamento social como a medida mais efetiva. Além disso, os cuidados com a higiene são necessários, como o uso Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e limpeza das mãos com sabão e álcool em gel.

Dez equipes – compostas pela Superintendência de Fiscalização, Vigilância em Saúde e Guarda Municipal – atuaram em todos os bairros da cidade durante a manhã, tarde e noite desta terça. Na ocasião, 124 espaços foram vistoriados, sendo que, desses, 16 foram notificados devido a irregularidades. Entre elas, falta de EPIs, falta de produtos de higiene (como álcool em gel), com aglomerações de pessoas ou que não poderiam operar de acordo com o decreto. Cinco locais tiveram que fechar. Foram alvo das fiscalizações supermercados, lojas de roupas, farmácias, restaurantes, bares, padarias, salões de beleza, barbearias e igrejas.

A força-tarefa que trabalha nas fiscalizações é formada pela Guarda Municipal, pela Superintendência de Fiscalização, da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, e pela Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.

Durante o trabalho de fiscalização foram visitados 124 estabelecimentos da cidade. Fotos: João Vilnei/Prefeitura

Fiscalizações

A Prefeitura de Santa Maria reforçou as fiscalizações para assegurar-se do cumprimento das regras previstas em decreto para o funcionamento de diversos tipos de estabelecimentos. Além disso, mais de 20 viaturas de órgãos de segurança estão nas ruas para orientar e conscientizar a população quanto à necessidade de permanecer em casa e só sair para o estritamente necessário. Esses veículos estão equipados com aparelhos de som.

Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura