Foto: Getty Images
A Copa do Mundo é o evento que reúne mais craques de futebol do mundo inteiro. Os melhores jogadores de cada país classificado para a Copa estarão no Catar, loucos para escreverem seus nomes na história do futebol mundial. Quem não se lembra de Romário, Zidane, Pelé, Cruyff, Garrincha, Beckenbauer, Ronaldo, Paolo Rossi, Maradona… Todos eles são lembrados até hoje no mundo todo como jogadores que fizeram história em Copas do Mundo, algo que todo jogador sonha em fazer um dia. Porém, alguns jogadores de renome mundial, que teriam lugar em qualquer clube, não vão estar na Copa do Mundo do Catar, seja por não serem chamados pelo técnico, ou porque sua seleção não conseguiu se classificar para a Copa. Neste artigo, vamos listar 10 craques de futebol que ficaram de fora da Copa do Mundo do Catar.
1 – Haaland (Noruega)
Haaland é hoje um dos maiores jogadores do mundo, com estatísticas de deixar qualquer um de queixo caído. Os números de Haaland já eram impressionantes quando ele jogava no Borussia Dortmund, mas agora no Manchester City seu desempenho está sendo considerado do mesmo nível de jogadores como Cristiano Ronaldo e Messi. Para se ter ideia, até o começo de outubro Haaland já marcou 20 gols em 12 jogos, e seria um grande candidato a artilheiro da Copa do Mundo, mas infelizmente a Noruega não se classificou para a Copa, ficando em terceiro lugar de seu grupo.
2 – Donnarumma (Itália)
O goleiro Gianluigi Donnarumma é o atual goleiro do PSG, e tem feito atuações incríveis pelo seu clube. Donnarumma liderou a Itália até o título da última Eurocopa, inclusive defendendo 2 pênaltis na grande final contra a Inglaterra, mas não teve a mesma sorte nas Eliminatórias, e surpreendentemente a Itália ficou fora da Copa do Mundo do Catar. O goleiro italiano certamente seria cotado para ganhar a Luva de Ouro neste ano, caso a Itália tivesse conquistado a vaga.
3 – Riyad Mahrez (Argélia)
Mahrez é um jogador que fez muito sucesso quando jogava no Leicester, fazendo parte do grande time que foi campeão inglês, chocando o mundo do futebol. Agora no Manchester City, o jogador é peça fundamental do sucesso do time de Manchester, mas a Argélia não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo. Nas eliminatórias da África, a Argélia perdeu a vaga para Camarões, portanto Mahrez vai ter que acompanhar a Copa do Mundo pela televisão.
4 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia)
O craque do Milan, e folclórico jogador sueco Zlatan Ibrahimovic deveria fazer sua última Copa do Mundo no Catar, já que tem 41 anos de idade, mas a Suécia não conseguiu a vaga para a Copa do Mundo. A seleção sueca foi para a repescagem nas eliminatórias, mas perdeu para a Polônia por 2×0, e viu o sonho de mais uma Copa do Mundo acabar nos pés de Lewandowski e Zielinski. Não teremos as famosas tiradas egocêntricas de Ibra no Catar.
5 – Pierre Aubameyang (Gabão)
Nascer em um país sem tradição em futebol é um problema que afeta muitos jogadores famosos desde sempre. Aqueles que não aceitam se naturalizar acabam não conseguindo disputar uma Copa do Mundo, como aconteceu com George Weah no passado, um grande jogador que nasceu na Libéria. O mesmo acontece com Aubameyang, que nasceu em Gabão, que não conseguiu se classificar nem mesmo para os playoffs das eliminatórias africanas.
6 – Luiz Diaz (Colômbia)
O jogador do Liverpool Luis Diaz estava fazendo uma ótima campanha na Premier League, mas se machucou com seriedade e só volta aos gramados em 2023. Mas mesmo se não se lesionasse, a Colômbia não conseguiu a vaga para a Copa do Mundo do Catar, e Dias não vai conseguir mostrar ao mundo o que tem feito no campeonato inglês. Ele seria certamente um dos candidatos a artilheiro da Copa do Mundo, pois seu desempenho estava impressionando, mesmo sendo novato na Premier League. Teremos que esperar mais quatro anos para ver sua contribuição para a Colômbia.
7 – Mohamed Salah (Liverpool)
O maior jogador de futebol da história do Egito, e estrela máxima do time do Liverpool, Salah não conseguiu que seu país conquistasse a vaga para a Copa do Mundo do Catar. O Egito até ficou em primeiro lugar de seu grupo nas eliminatórias com o dobro de pontos do segundo colocado, porém na fase final foi eliminada por Senegal, nos pênaltis. Salah foi um dos que perdeu pênalti, inclusive.
8 – Arturo Vidal (Chile)
O volante do Flamengo Arturo Vidal faria sua última Copa do Mundo, já que tem 35 anos de idade, mas o Chile ficou de fora da Copa do Mundo do Catar, e não conseguiremos ver a valentia e técnica de Vidal mais uma vez. Campeão em vários times da Europa, e também pela seleção chilena, a torcida do Flamengo certamente torceria muito para seu volante se sair bem nesta Copa (menos se fosse contra o Brasil).
9 – Ciro Immobile (Itália)
Podemos fazer uma lista de 10 craques italianos que ficarão de fora da Copa do Mundo, mas dois deles certamente farão mais falta. Já citamos o goleiro Donnarumma, e agora vamos lamentar a ausência de Ciro Immobile, grande goleador da Lazio e um dos que fariam parte de uma lista de possíveis artilheiros da Copa do Mundo. Em 2021, Immobile marcou nada menos que 27 gols, tornando-se mais uma vez artilheiro do Campeonato Italiano.
10 – Guilherme Arana (Brasil)
O lateral esquerdo do Atlético Mineiro estava com tudo certo para disputar a Copa do Mundo do Catar, mas em uma partida contra o Red Bull Bragantino, sofreu uma grave entrada, e rompeu os ligamentos do joelho. Tite já declarou que não vai mais chamar o jogador, pois não há tempo hábil para que ele se recupere em plena forma para disputar uma Copa do Mundo. As laterais são as posições mais preocupantes para o Brasil, pois Marcelo e Daniel Alves ocuparam as posições durante muitos anos, mas já estão com idade avançada.
