A edição deste ano da Feira do Livro de Santa Maria já tem seus homenageados. A Comissão Organizadora definiu como patrono o promotor de leitura Maurício Corrêa Leite, um dos idealizadores do projeto Malas de Leitura, apoiado pela Unicef. O professor homenageado é Pedro Brum Santos, doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. A homenagem póstuma será dedicada ao escritor e compositor Humberto Gabbi Zanatta, falecido em dezembro de 2018.

De acordo com a Comissão Organizadora, o lançamento oficial da festa literária está previsto para o dia 8 de abril, às 19h, no Santa Cultura Café e Arte, localizado junto ao Museu de Arte de Santa Maria (Masm). Na ocasião também será apresentada a campanha publicitária do evento, produzida por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Franciscana (UFN).

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

O Patrono é Maurício Corrêa Leite. O sul-matogrossense Maurício é um promotor de leitura, arte e educador brasileiro. É um dos idealizadores do projeto Malas de Leitura, apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores. O projeto começou a ser implementado nos anos 1980, nas aldeias indígenas da Ilha do Bananal, localizada na divisa dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Goiás e escolas da zona rural da região centro-oeste. Desde o ano 2000 leva as Malas de Leitura para países lusófonos como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Portugal. Desde 2017, participa durante os 16 dias da Feira do Livro de Santa Maria como convidado e incentivador de leitura.

O professor homenageado é Pedro Brum Santos. Graduado em Letras pela Faculdade Imaculada Conceição (hoje UFN) em 1985, tem Mestrado e Doutorado em Teoria Literária, pela PUC-RS, além de Pós-Doutoramento em Literatura Brasileira, pela USP – São Paulo. É professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Desde 1990, conta com quase quatro dezenas de publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos de caráter acadêmico. Figuram, nesse conjunto, títulos de obras sobre autores santa-marienses como Felippe D’Oliveira, Prado Veppo, Memórias, de João Daudt Filho e a Cronologia Histórica de Santa Maria e do antigo município de São Martinho de Romeu Beltrão. Na Feira do Livro de 2019, assina a reedição da Obra completa de Prado Veppo, pela Editora da UFSM.

O escritor homenageado é Humberto Gabbi Zanatta. Autor de mais de 20 livros publicados de forma individual ou em antologias de poesia, crônicas e contos, além de vários títulos na literatura infantil, com destaque para a versão de A Lenda de Imembuy para a criançada e A Fubica da Vovó, que será lançada em CD na edição deste ano. Zanatta também foi compositor de uma centena de músicas, vencedoras e premiadas em festivais nativistas do Rio Grande do Sul e Paraná. Algumas se tornaram clássicas como Tropa de Osso, Minuano e Não Podemo S’Entregá Pros Home. Faleceu em dezembro de 2018.

A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 26 de abril a 11 de maio de 2019, das 13h às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Feira do Livro de Santa Maria

Crédito da foto: Ronald Mendes (Mauricio Leite) e Divulgação/Arquivo Pessoal