Na noite desta segunda-feira (25) será realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria, uma audiência pública para debater sobre violência doméstica, feminicídio e a importância da Lei Maria da Penha para proteção da mulher.

A audiência é promovida pelo deputado Airton Lima e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e contará com a presença e colaboração de autoridades e estudiosos locais. O convite para que esta conversa ocorresse no município foi feito pela vereadora municipal, Pastora Lorena Lourdes Souza.

Sabendo da importância da Lei Maria da Penha para a proteção da mulher e por ser um dos promotores do tema dentro da Assembleia Legislativa, o deputado Airton Lima tem realizado audiências públicas em cidades do estado do Rio Grande do Sul afim de alertar o público feminino sobre a importância deste estatuto para preservação da vida da mulher, além de incentivar as mulheres a denunciar abusos e violências.

Após as manifestações e material colhido na audiência pública, será realizado um relatório sobre o grau de violência na região e as dificuldades enfrentadas pelos municípios para apresentar sugestões de trabalhos a serem implementados a nível estadual, tendo como modelo municípios que apresentam programas eficazes no combate ao crime contra mulher, bem como a criação de órgãos de acolhimento e tratamento psicológico especializado para pessoas vítimas deste tipo de violência.

As primeiras audiências ocorreram nas cidades de Itaqui, Pelotas, Canoas, Uruguaiana, Veranópolis, Rio Grande e São Gabriel entre os meses de agosto e novembro de 2019.

 

Crédito da foto: SM24Horas/Arquivo