De acordo com a avaliação da Prefeitura de Santa Maria e dos órgãos de segurança envolvidos na organização da Calourada Segura 2019, a primeira noite do evento teve saldo positivo. Cerca de 7 mil pessoas participaram da festa de recepção aos estudantes universitários que marca, também, o início do ano letivo nas instituições de Ensino Superior do Município. A ação teve início por volta das 19h de segunda-feira (11) e encerrou-se no início da madrugada de terça (12), sem registrar nenhuma ocorrência grave.

Ao amanhecer, a situação da Praça Saturnino de Brito era de normalidade. As equipes de limpeza da Prefeitura atuaram ainda durante a madrugada para providenciar a varrição do espaço e das ruas do entorno, além do recolhimento do lixo e limpeza dos contêineres. O serviço iniciou às 5h e foi concluído por volta de 6h30min.

“Pelo terceiro ano consecutivo, estamos realizando a Calourada Segura para acolher os mais de 35 mil estudantes das sete universidades de Santa Maria. A Prefeitura, junto com órgãos de segurança, mobilizou servidores e serviços para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, com segurança e com o menor impacto possível aos moradores do entorno”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Neste ano, novamente, a Prefeitura promoveu uma série de medidas para a recepção aos estudantes, como a instalação de banheiros químicos, contêineres de lixo, equipe de varrição, reforço na iluminação pública, tanto na praça quanto no entorno, bloqueio do trânsito nas ruas de acesso à Saturnino de Brito e serviço de ambulância com equipe de prontidão. Conselheiros tutelares também estiveram presentes, para auxiliar em caso de ocorrências com menores de 18 anos.

Além disso, com a cooperação dos órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, os frequentadores da festa puderam contar com videomonitoramento em tempo real, a partir de câmeras instaladas pela Prefeitura, além da presença da Plataforma de Observação Estendida (POE), disponibilizada pela Brigada Militar. Ainda, agentes da Guarda Municipal deram apoio na segurança patrimonial e ostensiva. A Delegacia Móvel da Polícia Civil também esteve presente para agilizar registros de ocorrências caso necessário.

Trânsito interrompido a partir das 19h até sexta-feira

As alterações no trânsito serão mantidas nesta terça-feira (12). Além do bloqueio no fluxo das ruas Doutor Bozano e Duque de Caxias, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) informa que o trânsito poderá ser parcialmente bloqueado no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Venâncio Aires. A medida será tomada para filtrar o fluxo, priorizando moradores da região. Confira como fica o trânsito no local:

Doutor Bozano: quem trafega pela Rua Doutor Bozano deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita, no cruzamento com a Rua Serafim Valandro.

Serafim Valandro: quem trafega pela Rua Serafim Valandro deverá seguir em frente o e não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Doutor Bozano (exceto moradores) da quadra.

Rua Venâncio Aires: quem trafega pela Venâncio Aires não poderá fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Duque de Caxias: quem trafega pela Rua Duque de Caxias deverá obrigatoriamente fazer a conversão à esquerda na Rua Venâncio Aires.

Rua Coronel Niederauer: quem trafega pela Coronel Niederauer deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Segurança foi reforçada para os dias de evento. Fotos: João Alves/Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Santa Maria