A Prefeitura de Santa Maria atua diariamente para assegurar-se de que os estabelecimentos comerciais estão juntos do Executivo Municipal no combate ao coronavírus. Aqueles espaços que não têm empregado esforços para garantir a segurança da população em meio à pandemia de Covid-19 estão passíveis de sanções. Foi o caso de lojas e supermercados durante esta quarta-feira (17).

Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Alexandre Streb, 18 supermercados foram vistoriados por suas equipes. Desses, três precisaram ser notificados por descumprir as regras determinadas por Decreto Executivo pela Prefeitura de Santa Maria. Entre as irregularidades, aglomeração de pessoas e funcionários sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Além disso, outros três supermercados receberam orientações sobre como proceder para evitar aglomerações de pessoas, a necessidade de permitir somente um familiar por vez no estabelecimento, disponibilizar materiais de higiene, como álcool em gel, e higienizar carrinhos de compras.

Já conforme o superintendente de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Marcio Abbade, quatro lojas precisaram ser fechadas por funcionar em desacordo com Decreto Executivo. Ainda, dez ambulantes foram advertidos por comercializar produtos em via pública.

Ações como essa ocorrem constantemente desde o início da pandemia. A força-tarefa é formada pela Guarda Municipal, pela Superintendência de Fiscalização e pela Vigilância em Saúde.

Fiscalização foi intensificada nos últimos dias em função do coronavírus. Fotos: João Alves/PMSM

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM