Mais segurança no trânsito para os santa-marienses é o objetivo das viaturas padronizadas, que foram entregues pelo prefeito Jorge Pozzobom em ato simbólico na manhã desta terça-feira (22), na Praça Saldanha Marinho. Ao todo, são seis veículos e sete motocicletas adesivados para as ações de fiscalização de trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana.
Pela primeira vez, foi realizada a padronização da identificação das viaturas, com o objetivo de melhor orientar a população sobre as ações de trânsito. Dos seis veículos, cinco são locados. O outro, zero quilômetro, foi adquirido por meio de emenda impositiva do vereador João Ricardo Vargas no valor de R$ 58 mil. Os carros são destinados para a Fiscalização de Trânsito, Fiscalização de Transporte, Sinalização Semafórica, Sinalização e videomonitoramento.
“É nosso dever oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e, consequentemente, o retorno à população com mais segurança. Hoje, me sinto honrado em entregar esses veículos para uma equipe determinada, que trabalha na solução de problemas da mobilidade urbana”, comemorou o prefeito.

Redução no trânsito
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, reforçou que este é mais um avanço para a segurança do Município.
“Há quatros anos, Santa Maria vem registrando a redução de acidentes de trânsito e, nos últimos dois anos, estamos batendo recorde na redução do número de mortes no trânsito na cidade. Esse é um reflexo de todo um trabalho do Executivo, através da secretaria de Mobilidade Urbana, que vem investindo em melhores condições de trabalho, equipamentos e treinamento de pessoal, assim, com o trabalho incansável dos servidores, temos uma resposta positiva que nos orgulhamos muito. Muitas vezes, nosso trabalho é quase imperceptível, mas é de grande relevância proteger e salvar vidas. No próximo ano, os servidores devem receber uniformes e outros equipamentos novos para facilitar a visibilidade e também oferecer melhores condições de trabalho e serviço à população”, diz Ponsi.
Também participaram do ato o adjunto da secretaria de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, o superintendente de Trânsito e Transporte, Maurício Chagas, e servidores da pasta.
As cores
A escolha da identificação dos veículos e motocicletas foi definida entre a secretaria de Mobilidade Urbana e a Superintendência de Comunicação. As cores seguem o processo de padronização que está em todos os veículos de fiscalização do Município. No caso da secretaria de Mobilidade Urbana, foi adotado o azul marinho, já utilizado como uma das cores padrão da Prefeitura. Também se optou pelo amarelo, como cor complementar, por ser característico do trânsito. Ainda, a cor cinza faz referência ao uniforme que os fiscais utilizam.
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação
