A Fiscalização Municipal Integrada terminou com duas festas clandestinas neste final de semana em Santa Maria. Além disto, entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste domingo (24), foram realizadas ao menos 27 vistorias em estabelecimentos comerciais e locais públicos do Município.

Duas festas clandestinas foram encerradas. A primeira foi registrada na madrugada de sábado (23), por volta de 0h30min, em uma casa no Bairro Itararé, onde havia cerca de 100 pessoas. A segunda foi na madrugada deste domingo (23), à 1h30min, no Bairro Jardim Berleze. Aproximadamente 150 estavam na residência. Ambos os eventos descumpriam as regras relacionadas ao combate à Covid-19. Os participantes não faziam uso de máscara e não mantinham distanciamento entre si. Os responsáveis pelas festas foram notificados.

Além disso, durante a ação do fim de semana, três bares tiveram as atividades encerradas porque estavam abertos além das 22h, descumprindo o que a licença de funcionamento de cada local permite. Os estabelecimentos estão situados nos bairros Centro, Camobi e Caturrita. Uma cervejaria na Avenida Nossa Senhora Medianeira foi denunciada por som alto, não tinha alvará e também teve as atividades encerradas. Os proprietários receberam notificações. Ainda, cinco pessoas foram notificadas por consumo de bebida alcoólica em via pública, perto de uma distribuidora de bebidas em Camobi.

Ainda, ao longo do trabalho, a força-tarefa também verificou se estabelecimentos estavam exigindo o comprovante de vacinação dos clientes, conforme é determinado pelo Governo do Estado.

A Fiscalização Municipal Integrada é formada pelos servidores da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, com apoio da Brigada Militar. Eles foram treinados, têm domínio da legislação sanitária e dos decretos em vigor. Diariamente, estão nas ruas e avenidas da cidade realizando ações que buscam garantir a segurança da população por meio do cumprimento dos decretos executivos municipais e estaduais.

Para garantir o cumprimento das medidas de segurança e o cumprimento das regras vigentes, as ações de fiscalização seguem diariamente. Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp).

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: PMSM/Divulgação