Santa Maria recebeu o Fogo Simbólico da Pátria na noite desta segunda-feira (16), na sede da Polícia Federal, em solenidade com restrição de público devido à pandemia de coronavírus. O grupo Os Legendários, da Liga de Defesa Nacional, saiu de Porto Alegre, na parte da manhã, para a 84ª Corrida do Fogo Simbólico do Rio Grande do Sul. Santa Maria é a 8ª cidade a receber o símbolo patriótico, em ato que marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria no Município, que se encerra em 7 de setembro, Dia da Independência.

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu a centelha junto com o delegado da Polícia Federal (PF), Leonei Imaruim, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, coronel Erivelto Hernandez, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, e a representante da Câmara de Vereadores, Roberta Leitão. Em seguida, a pira do Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria foi acesa.

“Teremos uma Semana da Pátria igual a do ano passado. Bastante diferente do que estamos acostumados. Este ano, damos destaque aos profissionais da linha de frente que atuam no combate à Covid-19, e se conseguimos estar aqui, para fazer esta solenidade, mesmo que com restrição no número de pessoas, é por causa deles. Então, façam o que é preciso, sigam se cuidando, acreditem na ciência, compareçam à vacinação. Que no ano que vem, vamos conseguir comemorar a nossa Semana da Pátria desfilando na Avenida”, reforçou o prefeito.

Fogo chegou na noite desta segunda-feira na sede da PF. Fotos: João Alves/PMSM/Divulgação

O delegado Leonei Imaruim, salienta que a Polícia Federal ser homenageada junto com o general Geraldo Antônio Miotto é uma honraria muito grande.

“Gostaria muito de agradecer à comissão organizadora da Semana da Pátria por ter lembrado de nós para este momento. Ainda mais junto com uma personalidade como foi o general Miotto, ainda mais aqui, na nossa sede da Polícia Federal, é uma honra. Deixo registrado que estamos muito felizes por esta honraria e por vocês estarem aqui”, agradeceu o delegado Imaruim durante a solenidade.

O Fogo Simbólico da Pátria de Santa Maria ficará na sede da Polícia Federal em vigília até a o Dia da Independência, quando será extinguido. Neste ano, as festividades têm como tema nacional o Hino Nacional. Já à nível estadual, o tema são os 75 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Em Santa Maria, o slogan é “Compaixão e solidariedade: o sentido da vida”, com destaque local aos profissionais da linha de frente que atuam no combate à Covid-19. Os homenageados locais são o general de Exército Geraldo Antônio Miotto (in memoriam) e o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal (GPRED/PF).

O grupo Os Legendários segue a entrega do Fogo Simbólico pelo Estado até esta sexta-feira (20). Mais 16 cidades gaúchas vão receber o símbolo patriótico.

A cerimônia contou com a participação da Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Além das autoridades já citadas, também participaram da solenidade a secretária de Município da Cultura, Rose Carneiro, o chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da 3ª Divisão de Exército (DE), coronel Nei Leiria do Nascimento; a coordenadora adjunta da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Girce Maria Nunes de Souza; o coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT), Luiz Marcos Pozzobon Júnior; e integrantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM