Polícia

Neste final de semana, dias 20 e 21, ocorreu a “Operação Força Gaúcha”, em Santa Maria, que contou com o emprego do efetivo da Força Gaúcha de Pronta Resposta (FGPR) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

A operação contou com o efetivo de 16 policiais. Na ação, foram abordadas 113 pessoas e 34 veículos resultando em uma autuação de trânsito e um veículo recolhido.

“A atuação desta qualificada equipe em nosso município impacta diretamente na redução dos índices criminais e no aumento da sensação de segurança pública”, ressaltou o coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, comandante do Comando Regional da Brigada Militar (CRPO Central).

A atuação da Força Gaúcha consiste no emprego pontual dos efetivos em horários e locais pré definidos, desenvolvendo ações que combinam visibilidade e ações preventivas e repressivas com foco em locais relacionados a homicídios e assaltos a banco.

Saiba mais

A Força Gaúcha de Pronto Resposta é composta por militares estaduais e por servidores da ativa das carreiras da segurança pública ou por inativos e aposentados designados por meio de programas específicos. Possui a finalidade de ser empregada em situações que demandem rápida resposta por parte das forças de segurança.

A tropa irá prestar apoio a investigações, ações de inteligência, atividades periciais, ocorrências de Defesa Civil, busca e salvamento, reforço ou apoio ao policiamento ostensivo (urbano e rural), cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão, operações em casas prisionais em razão de motins ou da ameaça destes, auxílio no registro de ocorrências policiais, apoio à segurança em grandes eventos e ações junto ao Ministério Público.

Crédito da foto: BM/Divulgação