Com o objetivo de qualificar ainda mais Santa Maria e a região para o enfrentamento do coronavírus em caso de confirmações de pacientes com a doença, o prefeito Jorge Pozzobom se reuniu, nesta quarta-feira (18), com representantes do Governo do Estado.

Na oportunidade, o Governo do Estado e o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) assinaram um convênio, na presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, garantindo o repasse de R$ 7,2 milhões de recursos públicos que irão viabilizar adequações na estrutura física do Hospital Regional de Santa Maria.

Na ocasião, Pozzobom também conseguiu junto ao governador mais cinco leitos de UTI para o Hospital Universitário de Santa Maria também atender pacientes com COVID-19.  Agora, ao todo, a instituição contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes diagnosticados com COVID-19.

“Isso demonstra que o Estado está sensível às solicitações de Santa Maria, fazendo com que o Município garanta atendimento digno e de qualidade para pessoas diagnosticadas com o COVID-19”, reforçou Pozzobom.

Hospital Regional

As adequações no Hospital Regional de Santa Maria são necessárias para a compra de equipamentos e para a instalação de leitos clínicos – neste primeiro momento – e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. A ideia, conforme o Governo do Estado, é agilizar o processo para que esses leitos estejam disponíveis, entre maio e junho, para atender pacientes que venham a se contaminar com COVID-19, e incluir o Regional de Santa Maria no Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

“O Hospital Regional é uma prioridade do Governo do Estado, sendo de extrema importância para Santa Maria e para o Rio Grande do Sul. Temos que destacar, acima de tudo, o empenho do prefeito Jorge Pozzobom para que a instituição abra os leitos o mais rápido possível”, disse Leite.

Assista o vídeo do anúncio do governador Eduardo Leite neste link.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Reprodução