Região

O Hospital Regional de Santa Maria abrirá novos serviços de traumato-ortopedia e de neurologia ainda no primeiro semestre de 2022, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi realizado na tarde desta terça-feira (15/03), em reunião na Secretaria da Saúde (SES), entre gestores estaduais e diretoria da instituição.

O contrato na área de traumato-ortopedia contará com 40 cirurgias por mês, além das 240 consultas e exames necessários para contemplar toda a linha de cuidado, desde a primeira consulta até a cirurgia e retornos pós-cirúrgicos, conforme necessidade. A previsão é de iniciar os atendimentos do ambulatório dessa especialidade no final de abril. No mesmo mês, o hospital irá iniciar o serviço de cirurgia torácica, que possui um contrato de 10 operações por mês e toda a linha de cuidado na área. Já a previsão para a área de neurologia é abrir o novo serviço até o final de maio.

“Estamos iniciando uma nova fase do Regional, que só existe graças ao trabalho de muitos setores da Secretaria da Saúde e da parceria com a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Temos mais de 2 mil pessoas na fila de espera para uma cirurgia de traumato-ortopedia na macrorregião centro-oeste e um grande vazio assistencial na área de neurologia”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O deputado estadual Beto Fantinel (MDB) esteve presente no anúncio e agradeceu a liderança da secretária Arita durante a pandemia, que fez com que os prestadores de saúde pudessem dar passos consistentes na assistência à população.

“Agora há uma perspectiva para a região poder usufruir de serviços essenciais como traumato-ortopedia e neurologia em Santa Maria”, colocou o parlamentar.

O superintendente-geral da FUC, Rogério Pires, falou que essa conquista é fruto de um esforço “intenso e caro” do Governo do Estado e este anúncio é mais um passo importante para a saúde da população da região.

Fonte: Secom/SES

Foto: SES/Divulgação