A data limite para novos cadastros de fêmeas caninas para castração pelo Castramóvel da Prefeitura se encerra nesta sexta-feira (15). Aberto no último dia 11, a etapa já recebeu 45 cadastros de tutores. A inscrição pode ser realizada de forma online ou presencial, que, neste último dia, será na Escola Hylda Vasconcellos, no Bairro Campestre do Menino Deus, das 9h às 11h.

Segundo a médica veterinária da Superintendência de Bem-Estar Animal, Patricia Lisiane da Silva Silveira, as pessoas que se inscreveram na primeira fase de cadastro e que ainda não tiveram seus animais castrados devem aguardar o contato para agendamento.

Esta etapa das inscrições oferta vagas somente para moradores das seguintes localidades: Santa Marta, Nova Santa Marta, Perpétuo Socorro, Itararé, Caturrita, Campestre Menino Deus, Km3, Residencial Zilda Arns, Loteamento Leonel Brizola, Vila Maringá e Diácono Luiz Pozzobon. O máximo permitido é de três fêmeas caninas por família inscrita, e os animais devem ter idade máxima de 8 anos.

Para fazer o cadastro é necessário preencher a ficha de inscrição (abaixo, em documentos) e enviar em anexo no e-mail. Também é preciso enviar cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e a folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), já que o Castramóvel atua com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Também é necessário enviar uma foto do animal que receberá a intervenção cirúrgica.

O CASTRAMÓVEL

É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel. O trailer é puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A empresa realizará até 86 castrações por mês, em um total de 1.032 ao longo de 12 meses. As fêmeas caninas envolvidas nos procedimentos devem ter, no máximo, 8 anos.

Desde já, a Superintendência de Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos próprios tutores. Esse e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento (em anexo, abaixo).

A Prefeitura de Santa Maria comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade, de acordo com os endereços dos tutores inscritos.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

O procedimento é a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

CADASTRO*

Online

Quando – Até a meia-noite desta sexta-feira (15)

Como – Pelo e-mail [email protected]

Documentos necessários – Ficha de inscrição (em anexo, abaixo), cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e a folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) e foto(s) do(s) animal(ais)

Presencialmente

Sexta-feira (15)

– das 9h às 11h, na EMEF Hylda Vasconcellos (Rua Vereador Antônio Dias, Campestre do Menino Deus)

– das 9h às 11h, no Hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277, Centro)

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM