O Tribunal do Júri absolveu, na noite de terça-feira (04), dois policiais militares (PM’s) que eram acusados de homicídio qualificado consumado e tentado em Santa Maria.

A sessão, que iniciou de manhã e encerrou por volta das 20h30, foi presidida pelo titular 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria, juiz Ulysses Fonseca Louzada. Os jurados decidiram absolver os dois réus, Tiago Diniz, 34 anos e Antonio Carlos Alves, 36, por entender que foi uma ação de legítima defesa.

“Depois de oito anos foi feita Justiça e os policiais militares inocentados”, ressaltou o advogado Daniel Tonetto, que defendeu os PM’s junto com o advogado Leonardo Sagrillo.

Relembre o caso

Conforme a Brigada Militar (BM), o caso aconteceu no dia 16 de julho de 2011 quando os policiais militares estavam em um patrulhamento de rotina pela Rua Oswaldo Nobre, no Bairro Passo D’ Areia, quando iniciaram uma perseguição a dois indivíduos que estavam em uma motocicleta.

A perseguição se estendeu até a Rua dos Limeiros na Vila Alto da Boa Vista, no Bairro Nova Santa Marta, zona oeste da cidade, e na ocasião um dos indivíduos teria apontado uma arma de fogo em direção dos policiais. Na ação, Fabio Batista Mota do Amaral, 30 anos, que estaria na carona da moto foi atingido com um tiro e morreu no local. O outro homem, que era foragido do sistema prisional, foi detido.

Defesa foi realizada pelos advogados Daniel Tonetto e Leonardo Sagrillo. Foto: Arquivo pessoal