As salas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Maria estiveram com as portas abertas neste sábado (17), no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e atualização da caderneta de vacinação com ênfase contra a poliomielite. Conforme dados preliminares da Prefeitura, foram aplicadas mais de 3 mil doses de vacinas de rotina, ou seja, a atualização da caderneta de vacinação e mais de 1,8 mil doses da vacina oral contra a poliomielite, a gotinha, para as crianças de 1 ano a menor de 5 anos de idade.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pela equipe de imunizações do Município, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, crianças e adolescentes menores de 15 anos que estejam com doses em atraso poderão atualizar a caderneta de vacinação neste mês, pois a campanha segue até 30 de outubro nas salas de vacina das UBSs do Município.

A campanha tem como objetivo imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças. A prioridade é prevenir a poliomielite, em que crianças de 1 ano a menor de 5 anos de idade poderão receber a dose. Porém, outras 16 vacinas seguem à disposição para que a caderneta seja atualizada.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Divulgação