Uma nova etapa de imunização destinada aos idosos foi finalizada na manhã desta quinta-feira (22), quando ocorreu a aplicação da segunda dose contra a Covid-19. Das 6.576 pessoas de 70 anos ou mais aptas a receber a vacina, 6.274 idosos compareceram a um dos 12 locais onde ocorreu a iniciativa. Para quem não compareceu, a dose está garantida e armazenada pelo Município. A vacina estará disponível na próxima segunda e terça-feira (dias 26 e 27), das 13h30min às 16h, na Policlínica José Erasmo Crossetti. É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento com foto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que a imunização completa após a segunda dose ocorra cerca de 15 dias da vacinação. Além disso, mesmo após o esquema vacinal completo com as duas doses, é necessária a continuidade do uso da máscara de proteção, de álcool em gel ou higienização das mãos com água e sabão e evitar aglomerações.

Durante toda a manhã, o movimento ocorreu de forma intensa, com registros de filas, mas com pouco tempo de espera por parte dos idosos, uma vez que mais de 200 voluntários e mais de 100 servidores da saúde participaram da vacinação. Integrantes da Patrulha da Máscara, uma das iniciativas da Prefeitura para evitar a proliferação do coronavírus, orientaram as pessoas a manter distanciamento e a usar a máscara de forma correta.

Ainda durante a ação desta quinta-feira, a Vacinação Solidária arrecadou 1,9 mil quilos de alimentos não perecíveis. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e o Banco de Alimentos, que reúnem cestas básicas e destinam para famílias cadastradas. Em cada vacinação, as pessoas são convidadas a fazerem a doação de alimentos.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação