Um grupo de aproximadamente 50 moradores do Bairro Perpétuo Socorro realizou, no final de tarde segunda-feira (07), um protesto contra o fechamento da Rua 7 de Setembro, em Santa Maria.

Na manifestação, os moradores impediram que um trem cargueiro cruzasse o trecho. O trem precisou aguardar cerca de 40 minutos até que os manifestantes liberassem o local.

“É uma lástima o fechamento da rua, que é uma via centenária e uma ligação de extrema importância para os moradores dessa região”, disse Miguel Passini, um dos integrantes da manifestação.

A vereadora Luci Tia da Moto (PDT) também participou da manifestação.

“Queremos retomar o que é nosso, pedimos que nossas autoridades federais deem atenção para esta rua”, ressaltou.

O vereador Admar Pozzobom (PSDB) diz que todos os esforços serão empenhados para que a via seja liberada.

“O povo de Santa Maria pode ter certeza que vamos fazer de tudo para reabrir essa rua, nessa região moram mais de 40 mil moradores”, afirmou.

Nesta terça-feira, haverá um novo protesto no final da tarde.

O motivo do fechamento

O fechamento da rua faz parte de um acordo firmado entre prefeitura e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Dnit). O prazo para o bloqueio total é até o dia 13 de janeiro. Caso o município não cumpra a ordem, a prefeitura teria que devolver cerca de R$ 15 milhões ao Dnit. O valor é referente ao que foi gasto para a construção do Viaduto da Gare, obra que iniciou em 2004 e terminou em 2010. O fechamento da Rua Sete era uma contrapartida para que o viaduto fosse construído. O convênio foi firmado em 2004 na gestão do então prefeito Valdeci Oliveira (PT).

Fotos e vídeo: Raul Pujol/SM24Horas