O mutirão para retirada dos fios em desuso dos postes da Rua do Acampamento chegou ao fim na tarde desta terça-feira (18). Ao todo, 250 kg de fios de telefonia, internet e tv a cabo foram recolhidos e repassados a uma recicladora de metais por serem considerados lixos tecnológicos. Eles se somam aos 190 kg contabilizados no primeiro dia de mutirão, na semana passada, totalizando 440 kg. As atividades serão retomadas na próxima semana, na Rua Dr. Bozano, conforme cronograma (confira as demais datas abaixo).

O serviço, que deu continuidade ao trabalho iniciado no dia 11 de julho, começou a partir da esquina com a Rua Tuiuti, avançando até o cruzamento com a Avenida Nossa Senhora da Medianeira. Neste trecho, 13 empresas compareceram para a retirada e alinhamento dos fios remanescentes. Oito operadoras faltaram e devem ser multadas em R$ 15 mil pelo Ministério Público do Estado devido à falta no mutirão. Como alguns grupos são detentores de mais de uma empresa desse ramo, foi considerada apenas uma operadora de cada grupo na contagem dos presentes. A oficial do Ministério Público Mari Terezinha Nunes também estava no local e averiguou quais empresas estavam presentes.

“A conclusão do mutirão já nos apresenta uma Rua do Acampamento muito mais limpa com a organização desses fios. A diferença é notável. A rua como um todo ficou mais bonita. Nós teríamos completado a retirada antes, mas não conseguimos por conta da chuva na quarta-feira passada. Contamos com o bom tempo na próxima semana para começarmos na segunda quadra da Bozano”, afirmou o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que acompanhou o início das atividades pela manhã.

Os trabalhos foram supervisionados pela Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação, com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Meio Ambiente. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) realizou bloqueios parciais no trânsito para a execução dos serviços e contou com o apoio da Guarda Municipal na ação. Equipes da RGE compareceram ao local para prestar assistência às empresas.

Para a realização do mutirão, o ponto de ônibus da Rua do Acampamento, conhecida como ‘Parada da USE’, localizada entre as ruas José Bonifácio e Gaspar Martins, foi temporariamente suprimido durante a execução das atividades na quadra. Equipes do Sistema Integrado Municipal informaram a população sobre as mudanças e quais as paradas seguintes para cada linha do transporte coletivo. O ponto de ônibus foi reativado ao final do mutirão.

CRONOGRAMA*

JULHO

25 e 26 de julho – Rua Dr Bozano (entre a Rua Floriano Peixoto e a Avenida Borges de Medeiros)

AGOSTO

08 – Rua Dos Andradas (entre a Rua André Marques até a Rua Barão do Triunfo)

22 – Rua Dos Andradas (entre a Rua Barão do Triunfo até a Rua Caldas Jr.)

SETEMBRO

05 – Rua Venâncio Aires (entre a Avenida Dom Ivo Lorscheiter até a Avenida Borges de Medeiros)

19 – Rua Venâncio Aires (entre a Avenida Borges de Medeiros até Rua Serafim Valandro)

OUTUBRO

03 – Reunião de avaliação

17 – Rua Venâncio Aires (entre a Rua Serafim Valandro até Rua Benjamin Constant)

31 – Avenida Dois de Novembro (em toda a sua extensão)

NOVEMBRO

07 – Avenida Presidente Vargas (entre Floriano Peixoto até a Rua Visconde de Pelotas)

21 – Avenida Presidente Vargas (entre Visconde de Pelotas até a Avenida Governador Walter Jobim)

DEZEMBRO

05 – Avenida Governador Walter Jobim (Centro-bairro)

11 – Reunião de avaliação

19 – Avenida Governador Walter Jobim (bairro-Centro)

*As datas estão sujeitas a alterações em caso de chuva

Fonte: PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação