Polícia

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta sexta-feira (12) a “Operação Reprise” para combater o tráfico de drogas em São Sepé. A ação resultou na prisão de sete indivíduos (com idades de 24, 25, 28, 40, 47, 58 e 58 anos), sendo três em flagrante e quatro preventivamente. Foram realizadas seis prisões em São Sepé e uma em Canoas.

Na ação, foram apreendidos celulares, uma espingarda, munições, balança de precisão e uma pequena quantidade de crack e cocaína. De acordo com a Delegacia de Polícia de São Sepé, que iniciou a investigação em janeiro de 2022, a operação teve como principal objetivo desarticular os integrantes da facção “Os Manos”, grupo que domina o comércio de drogas na cidade.  Ainda conforme a PC, a facção é comandada por um apenado que está detido na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.

Polícia apreendeu celulares, uma espingarda e uma pequena quantida de droga na operação. Fotos: PC/Divulgação

Reprise

A forma que a facção age na cidade se repete desde 2019, mudando somente os nomes dos criminosos, ao ponto em que vão sendo presos nas operações.  Por esse motivo esta operação foi batizada com o nome “Reprise”.

Preso é suspeito de feminicídio

Um dos presos na data de hoje é o principal suspeito do feminicídio da jovem Leticia Escaio, 19 anos,que aconteceu em maio deste ano em São Sepé. Segundo a polícia, o crime aconteceu porque a vítima queria parar de vender drogas para o suspeito. O inquérito sobre o caso já foi enviado ao Poder Judiciário.

Antecedentes dos presos

Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico e associação ao tráfico de drogas, homicídios, furto, roubo, receptação, dano, ameaça, lesão corporal, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídio Estadual de São Sepé, exceto o preso de Canoas que foi recolhido à PECAN.

A operação foi coordenação pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé e contou com apoio de policiais de Santa Maria, Restinga Seca, Agudo, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Júlio de Castilhos, Nova Palma, São Pedro do Sul, Silveira Martins, Caçapava do Sul e Tupanciretã, além do Canil do 2°BPCHOQUE de Santa Maria.

Operação reuniu policiais civis de diversas cidades da região.