Milhares de servidores da Segurança Pública estão paralisados nesta terça-feira (29) no Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, o protesto ocorre em frente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), na Avenida Medianeira. Chamado de “Dias do Diálogo da Segurança Publica, o ato que está programado para ocorrer até quinta-feira (31), reúne policiais civis, delegados de polícia, os policiais penais, peritos criminais e servidores do IGP. Na cidade, a mobilização é formada por cerca de 50 servidores.
A mobilização é contra os mais de três anos sem reposição salarial dos profissionais da segurança pública. Em alguns casos, como dos servidores do IGP, esse período é de quase sete anos sem reajustes salariais.
“Essa mobilização é para sensibilizar a população sobre a situação dos Policiais Civis no nosso estado. Estamos há mais de três anos sem nenhum tipo de reposição salarial e nesse período, tivemos uma grande corrosão do nosso poder de compra. Mesmo assim, durante a pandemia, os Policiais Civis mantiveram suas atividades normais garantindo a segurança da população”, ressalta o presidente da UGEIRM/Sindicato (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS), Isaac Ortiz.
Atendimentos de ocorrências
Serão mantidos os atendimentos de ocorrências de repercussão, crimes graves, atendimentos de prisões em flagrante, atendimento de locais de crimes, liberação de corpos e movimentações urgentes no sistema prisional. Paralelo a essa movimentação, as entidades de classe percorrerão a Assembleia Legislativa, dialogando com os parlamentares em busca de apoio ao movimento dos servidores da segurança pública.
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
