A Prefeitura de Santa Maria realizou, na manhã desta segunda-feira (11), nova vistoria na Praça Saturnino de Brito, no Centro, tradicional local de confraternização dos estudantes que ingressam na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por conta da retomada das aulas presenciais na instituição, o Município, ao lado dos órgãos de segurança, promove a Calourada Segura até a próxima quinta-feira (15) para garantir que as comemorações transcorram com tranquilidade. A expectativa é que de 5 a 6 mil pessoas passem diariamente pela praça durante a noite.

A vistoria foi realizada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, e pelo superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Sandro Nunes. A Mobilidade Urbana será responsável pelas alterações no trânsito (veja os detalhes abaixo) e o Ciosp centralizará as informações que serão repassadas a órgãos como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, parceiras da organização da Calourada Segura.

Durante o trabalho, que também contou com o acompanhamento do prefeito Jorge Pozzobom, foi realizada a limpeza do local, assim como o Município providenciou a internet para o funcionamento da Plataforma de Observação Elevada da Brigada Militar. A chamada “POE” é um caminhão que auxilia na identificação de indivíduos que estejam portando armas no meio da multidão. Ainda, a Secretaria de Meio Ambiente fez a poda das árvores da praça, o que facilita a visualização do espaço e arredores.

O secretário Orion Ponsi afirmou que os esforços da Prefeitura são para buscar a harmonia entre a festa dos alunos e os moradores do entorno da Praça Saturnino de Brito.

“A equipe da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana estará a postos para organizar o fluxo de trânsito e não prejudicar quem é acostumado a trafegar pelas ruas do entorno da praça, ao mesmo tempo em que vamos, junto às outras instituições envolvidas, primar pela integridade dos calouros”, comentou o secretário.

Para o superintendente do Ciosp, a tecnologia será uma grande aliada nessa operação. Sandro Nunes explicou que o Ciosp funcionará como um centralizador de informações e despacho de equipes para atender eventuais ocorrências.

“O Ciosp tem mais de 1 mil câmeras espalhadas por Santa Maria. Exclusivamente voltadas para a praça, haverá 30 câmeras, somando a estrutura do Ciosp e as unidades da Brigada Militar. Todos esses equipamentos, é claro, serão operados por servidores competentes e atentos”, disse o superintendente.

Município organiza operação para garantir o sossego público.

Trânsito

Nos dias da Calourada Segura, o trânsito nas ruas Doutor Bozano, entre a Serafim Valandro e a Duque de Caxias, Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer, e na Coronel Ernesto Marques da Rocha, entre a Coronel Niederauer e a Doutor Bozano, estará totalmente interrompido a partir das 19h. O ponto de táxi da praça será transferido para um trecho mais acima, na própria Rua Doutor Bozano, a partir das 18h. A Secretaria de Mobilidade Urbana também buscará o reforço do serviço de transporte por táxi no local.

Locais com venda de bebidas terão horário limitado

Por meio do Decreto Municipal 34, de 8 abril de 2022, a Prefeitura determinou que, até sexta-feira (15), estabelecimentos de comércio de bebidas, à exemplo de bares, lancherias, distribuidoras, minimercados, entre outros semelhantes, deverão encerrar as atividades até a meia-noite. A regra engloba estabelecimentos da região da Rua Serafim Valandro até a Avenida Borges de Medeiros, da Avenida Presidente Vargas até a Rua Silva Jardim, e da Rua do Rosário. A venda ambulante de bebidas é proibida.

Além disso, para a Praça Saturnino de Brito, a Prefeitura irá providenciar uma ambulância, banheiros químicos, contêineres de lixo e reforço da estrutura de iluminação. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fará a limpeza do local diariamente.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Fotos: Alex Caceres e João Vilnei/PMSM/Divulgação