Representantes da Prefeitura, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), estiveram reunidos com integrantes do grupo Camobi Segura na noite desta segunda-feira (27). O encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento do Ciosp ao grupo a partir da autorização de uso de cerca de 40 câmeras privadas para monitoramento diretamente no Centro Integrado, a partir de julho. Na ocasião, também houve a entrega de um tablet do Camobi Segura ao superintendente do Ciosp, Sandro Nunes. O encontro ocorreu no CTG Sentinela da Querência, em Camobi, e contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom.

“O grupo Camobi Segura instalou câmeras no bairro e eles têm o serviço próprio de videomonitoramento. Esta parceria fechada com o Ciosp autoriza o espelhamento das imagens dessas câmeras para o nosso sistema de videomonitoramento, o que amplia o nosso campo de abrangência de vigilância da cidade. São apenas câmeras privadas, que chamamos de câmeras de fachada, as quais mostram imagens de ruas e calçadas. São estas que vamos espelhar. As que mostram imagem do portão para dentro das residências, não vamos conectar ao nosso sistema, isto é vigilância privada. Mas as câmeras que captam imagens das vias públicas nos auxiliam a combater a criminalidade e até a averiguar situações”, explica Nunes.

Atualmente, cerca de 1.025 câmeras espalhadas por Santa Maria estão conectadas à sala de monitoramento, na qual atuam a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). O serviço de videomonitoramento conta com equipamentos do Município, do Estado e de propriedades privadas (com câmeras de fachada, que captam apenas a movimentação nas ruas e calçadas).

O encontro ocorreu no CTG Sentinela da Querência, no bairro Camobi. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação