Cidade

Uma das obras mais complexas e que há tempos é reivindicação de moradores do Bairro Perpétuo Socorro em função dos constantes alagamentos já teve início. O prefeito Jorge Pozzobom assinou, na manhã desta sexta-feira (15), a ordem de serviço para a recuperação de cinco vias do bairro. São elas: Casemiro de Abreu, Sete de Setembro, Raul Soveral, João Guilherme Rademacher e João Octacílio Kuhn. Os trabalhos, de responsabilidade da empresa Cotrel Terraplanagem e Pavimentações Eireli, de Santa Maria, vencedora da licitação, incluem macro e microdrenagens e pavimentação.

“Esta obra representa muito para as famílias que residem nessas ruas. Trata-se de um trabalho que está sendo feito de forma inédita, assim como a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Estamos em um período que exige cuidado com a saúde de toda a população, mas, os serviços da Prefeitura não vão parar”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, referindo-se à pandemia de coronavírus.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu na Rua Casemiro de Abreu, esquina com a Sete de Setembro. É por onde a obra está começando. A complexidade do trabalho se deve ao fato de que, naquele local passam, pelo menos, três adutoras de água que abastecem a população de Santa Maria. Em função disso, a equipe da empresa terceirizada trabalha em conjunto com a Corsan. Juntos, eles fazem a identificação dessas adutoras a fim de evitar possíveis danos no momento de realizar os serviços de macro e microdrenagem.

“Sabemos das possíveis complicações, por conta de toda a artéria de água que passa pelas ruas, e, por isso, o projeto exigiu muito cuidado por parte de toda a equipe. Esta primeira etapa da obra envolve o cadastro das redes adutoras. Sem isso, não poderíamos simplesmente fazer a repavimentação porque o problema de alagamentos iria seguir em dias de chuva”, explica o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes.

Toda a obra, que envolve a recuperação das cinco ruas do bairro, está orçada em R$ 2.338.644. Conforme o projetoo término ocorrerá em fevereiro de 2021.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito das fotos: João Alves/Prefeitura