A Prefeitura de Santa Maria promoverá, neste sábado (20), a segunda edição do projeto “Sorria Criança”. A atividade é uma edição especial do “Sorria Santa Maria”, em que o foco dos atendimentos odontológicos são os pacientes pediátricos. A ação ocorre das 8h às 16h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Medianeira, nº 804.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, além do atendimento infantil, os pacientes adultos que estão com seus tratamentos em andamento no projeto também serão atendidos normalmente. Estão agendados 72 pacientes, sendo que, desde total, 28 são crianças.

Patrícia explica que os atendimentos serão realizados por cirurgiões-dentistas da Rede de Saúde Bucal da cidade, além de alunos da Residência Multiprofissional e acadêmicos dos cursos de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN).

“Ao longo do ano, atendemos a população adulta durante as edições do ‘Sorria Santa Maria’. Em outubro, em função do mês especial, o nosso foco são as crianças. Queremos oportunizar e estimular o cuidado com a Saúde Bucal e ajudar que elas percam o medo de dentista, que é muito comum”, explicou Patrícia.

Além dos atendimentos odontológicos já agendados, haverá vagas destinadas para novas avaliações de crianças, que serão realizadas pela equipe da Unidade Móvel de Saúde do Município. Ainda, ao longo do dia, serão disponibilizados, para a população adulta em geral, exames de glicose, aferição de pressão arterial e testes rápidos para Sífilis e HIV.

Para as crianças, haverá também brinquedos, pintura facial e a participação dos bonecos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do SESC. Para garantir um amplo espaço para as crianças e facilitar o acesso, a Avenida Borges de Medeiros será fechada da Rua Daudt até a esquina com a Rua Ernesto Becker.

O evento conta com o apoio da Secretaria da Mobilidade Urbana e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município, além da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Confraria Semeando o Bem.

 

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Crédito da foto: Arquivo/Prefeitura