Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta segunda-feira (7), luto oficial de um dia pelo falecimento de Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha. Professora aposentada do departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Zulmira era viúva do reitor fundador da instituição, José Mariano da Rocha Filho.

A professora morreu nesta segunda, aos 101 anos, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Natural de Caçapava do Sul, Maria Zulmira deixou grandes legados para Santa Maria, como a criação do Museu Educativo Gama D’Eça e a liderança para a criação da creche da UFSM, entre tantas outras ações.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom ressaltou a importância da professora para Santa Maria e de como suas ações ligadas à Educação e à Cultura ajudaram no desenvolvimento do Município.

“A Dona Maria Zulmira viveu uma longa vida e dedicada à Educação e à Cultura da nossa cidade, em especial da UFSM. Mesmo não sendo de Santa Maria, era uma santa-mariense de coração. Ela nos deixou neste plano, mas deixa, acima de tudo, uma linda trajetória como exemplo de vida. Ela e o Dr. Mariano da Rocha mudaram a história de Santa Maria”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha teve 12 filhos com José Mariano da Rocha Filho. O velório ocorre a partir das 20h desta segunda, no Salão Imembuí (2º andar do prédio da Reitoria da Universidade).

O velório da professora ocorre no prédio da reitoria da UFSM.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito das fotos: UFSM/Prefeitura/Divulgação