Trânsito

Como forma de preparação para a implantação do monitoramento e cercamento eletrônico em Santa Maria, agentes de trânsito da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, recebem, nesta sexta-feira (30), treinamento para o uso de um radar móvel. O equipamento fará o levantamento quantitativo do tráfego e verificação da velocidade de veículos na cidade.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, o radar móvel será usado na área urbana somente para contagem de tráfego e medição de velocidade dos veículos. Os dados serão usados em um estudo para aplicação do Plano de Segurança Municipal.

“Veículos não estão sendo multados. Os agentes passam por esse treinamento para que, a partir do início de setembro, sejam coletados esses dados para fins de estudo”, explica o secretário Ponsi.

O levantamento dos dados vai ocorrer em diferentes pontos de Santa Maria ao longo de 30 dias. Na manhã desta sexta, o equipamento foi instalado na Avenida Walter Jobim, no Bairro Patronato. Durante a tarde, às 14h30min, ele voltará a ser instalado no mesmo local.

Cercamento eletrônico

Conforme a licitação para o monitoramento e cercamento eletrônico, que teve como vencedora a empresa Vigilare Sistemas de Vigilância, serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos, delimitando o perímetro de controle de Santa Maria, bem como 691 câmeras em 146 localidades diferentes, além de equipamentos de alarmes, de controle semafórico e de rastreamento veicular.

O projeto de monitoramento e cercamento eletrônico contempla o sistema de videomonitoramento, por meio de circuito fechado de televisão; sistemas de alarmes monitorados e controle para acesso para as unidades de saúde; rastreamento veicular; controle de acessos; e serviço mensal de horas de desenvolvimento.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação