Trânsito

Os motoristas que trafegam em trecho do Bairro Patronato devem estar atentos para a mudança colocada em prática. Para reduzir acidentes, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, através do Setor de Engenharia de Tráfego, fez um estudo que apontou a estatística de movimento de veículos no cruzamento da Rua Padre Alziro Roggia com a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho. Com isso, as sinalizações horizontal e vertical foram reforçadas no cruzamento. Também foi alterado o fluxo no semáforo das avenidas Walter Jobim com a Maurício Sirotsky.

Diariamente, o Colégio Antônio Alves Ramos recebe milhares de pessoas. Em razão disso, apresenta grande potencial de risco de acidentes na Rua Padre Alziro Roggia, onde fica a escola. Somado a isso, estão os acidentes registrados no cruzamento da via com a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

A fim de garantir mais segurança, principalmente para crianças e adolescentes que ali estudam, além de melhorar a fluidez na circulação, a Prefeitura reforçou sinalização com alterações de sentido de fluxo. Sendo assim, quem segue na Rua Padre Alziro, só poderá fazer a conversão à direita em direção à avenida Maurício Sirotsky. Não será mais permitida a conversão à esquerda, em direção à rodovia. Como consequência, foram feitas mudanças no semáforo da Avenida Walter Jobim com a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, que passa a ter quatro tempos.

Objetivo é reduzir acidentes na região. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

Ainda, foram efetuadas alterações na sinalização, pois naquele ponto existiam seis cruzamentos de veículos, aumentando o potencial de risco de acidentes. Os motoristas que trafegam pela Maurício Sirotsky em direção à rodovia, somente podem fazer a conversão na rotatória próxima ao viaduto do Shopping Praça Nova para, então, voltar pela avenida e converter à direita para acessar a Rua Padre Alziro Roggia e a Avenida Presidente Vargas.

Já para os motoristas que trafegam na Avenida Maurício Sirotsky, no sentido Bairro-Centro, é permitido seguir direto pela Maurício Sirotsky até o semáforo, podendo acessar à direita a Rua Padre Alziro e a Avenida Presidente Vargas. Ou seja, de seis conversões que tinham naquele trecho, agora, são apenas três movimentos que devem aumentar a segurança e diminuir a acidentalidade.

“Essas alterações de sinalização serão avaliadas e acompanhadas diariamente por um período de até 60 dias, para verificar se o grau de segurança realmente foi aumentado, se foram reduzidos os acidentes naquele local e se há outro transtorno maior à trafegabilidade. Assim, se neste período for necessário, serão efetivadas novas adequações. Com isso, estamos procurando melhorar a mobilidade no Município para proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM