A nomeação dos integrantes do Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19, na manhã desta segunda-feira (4), foi o primeiro ato oficial de 2021 da gestão do prefeito Jorge Pozzobom. A reunião buscou alinhar estratégias para a imunização dos santa-marienses assim que as doses da vacina forem repassadas ao município pelo Governo Federal.

“Temos o dever de seguir cuidando da população e conto com vocês para fazermos isso da maneira mais eficiente, rápida e correta possível. E já peço que me passem todas as necessidades para este processo, pois vou correr atrás, com os governos estadual e federal, para que tenhamos tudo ao alcance”, pediu Pozzobom.

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, explicou aos participantes do grupo sobre as diretrizes passadas pelo Governo Federal e salientou que, a partir disso, o Município vai organizar as prioridades locais. O titular da pasta destacou que é preciso aguardar mais informações por parte da União para organizar o planejamento de vacinação. Isso inclui a elaboração de como as vacinas serão ofertadas ao público, bem como a questão de insumos essenciais, como seringas.

O padrão em campanhas de vacinação nacional é o Município receber as doses e as seringas do Ministério da Saúde. Contudo, com poucas informações a respeito da data de início da vacinação contra a Covid-19, é difícil fazer afirmações neste momento. Se as seringas não acompanharem o quantitativo de doses, o Município irá avaliar a situação e, então, buscar o fornecimento dos itens.

 

*Com informações e foto da PMSM