A partir do dia 1º de dezembro, a segunda quadra da Rua Dr. Bozano passará por uma grande transformação. É o projeto Re.Viva Bozano que vai, além de renovar o espaço, garantir um ambiente voltado aos pedestres no Centro da cidade. Para que tudo ocorra como o planejado, neste sábado (20), a Prefeitura de Santa Maria realiza um workshop para orientar professores e estudantes de diferentes cursos de graduação sobre as propostas a serem lançadas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o objetivo do projeto é oportunizar que os cidadãos tenham um novo e moderno ambiente de convivência, com uma área revitalizada, ampliada e com mais circulação de pedestres. O projeto inovador e progressista busca maior fluidez dos percursos na segunda quadra da Bozano e redução do número de veículos.

“Estamos satisfeitos com as repercussões, que são muito positivas. Somente para o workshop, mais de 40 profissionais já demonstraram interesse em participar e ajudar a construir este projeto”, destacou Falk.

Profissionais ligados às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Designer, Desenho Industrial, entre outras, estão convidados a participar do evento, que inicia às 8h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e se estende por todo o sábado. Conforme o cronograma do Instituto de Planejamento (Iplan), estão previstas palestra sobre o Uso dos Espaços Compartilhados, explicação do edital do concurso, visita ao local de intervenção e horário livre para os trabalhos dos grupos.

A palestra será ministrada pelos professores de Arquitetura e Urbanismo Filipe Maciel, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Juliana Guma, da Universidade Franciscana (UFN); e Micaela Dias, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-SM).

Conforme o presidente do Iplan, Daniel Pereyron, este é um passo importante para a efetivação definitiva do projeto Re.Viva Bozano.

“Será um dia de bastante trabalho, estudo e troca de informações. Convidamos aos profissionais que participem e contribuam para a transformação da segunda quadra da Bozano”, destacou Pereyron.

De acordo com o Iplan e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, os grupos devem propor espaços de convivência, com pinturas e artes no chão, parklets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. O trânsito de carros deve ficar em apenas uma faixa, devidamente segura às pessoas, com balizadores – sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro.

PRÓXIMOS PASSOS

As propostas podem ser inscritas até as 23h59min do dia 21 de outubro. Do dia 22 a 24 do mesmo mês, os projetos serão avaliados por um corpo técnico de jurados. Já no dia 25, serão divulgados os três projetos finalistas e o início da votação popular por meio da plataforma “Modo”. A divulgação da proposta vencedora ocorrerá no dia 05 de novembro.

CRONOGRAMA DIA 20 DE OUTUBRO

Das 8h às 8h30min – Credenciamento

8h30min – Abertura oficial do workshop

9h – Palestra sobre Uso dos Espaço Compartilhado

10h – Explicação do edital do concurso

10h30min – Visita ao local de intervenção

11h às 12h e das 13h30min às 18h – Horário livre para trabalho dos grupos

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação