Na comemoração do Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho), o prefeito Jorge Pozzobom assinou o Pacto Municipal de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, previsto pelo Decreto Estadual 56.521/2022. Santa Maria é a primeira cidade do Estado a aderir ao pacto, que visa implementar políticas públicas de proteção a população LGBTQIA+. O documento também foi assinado pelo coordenador estadual de Diversidade Sexual, Daniel Morethson, e pela secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad Santos de Souza.

Uma cópia do documento foi entregue à ONG Liberdade na noite desta terça-feira (28), durante o evento “Diálogos sobre o Orgulho”, promovido pela ONG Igualdade, no anexo ao Museu de Arte de Santa Maria (MASM). No ato, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, representou o prefeito.

Emocionada e sempre atuante no engajamento de acolher a população LGBTQIA+, Marquita Quevedo, da ONG Igualdade, agradeceu a parceria do Executivo Municipal.

“Nós somos uma família LGBT. Não é fácil a vida e a luta que passamos. A maioria das nossas histórias são parecidas, e cada um de nós tem um papel na vida. Mas é o momento de celebrar e só tenho a agradecer, pois lutamos por respeito, dignidade e mais atenção às políticas públicas”, comentou Marquita.

O documento visa ações, além das já exercidas, para promoção de direitos e o combate à violência LGBTfóbica. Os principais objetivos são aperfeiçoar o marco normativo de acolhimento e ampliar a rede de proteção e de atendimento à população LGBTQIA+ vítima de violência. O Pacto Municipal será uma ação integrada entre as Secretarias de Município de Desenvolvimento Social, de Esporte e Lazer, de Cultura e de Saúde, bem como com Instituições de Educação de Ensino Superior (públicas e privadas), empresas do setor privado e Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos.

Ambulatório Transcender deve entrar em funcionamento em breve. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

Ambulatório Transcender

O Ambulatório Transcender, espaço do Município que realiza atendimento específico para homens e mulheres trans e travestis, mudará de endereço em breve. Para apresentar o novo espaço, na Rua dos Andradas, 1.397, antigo prédio da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), uma visita técnica ocorreu na tarde de terça-feira (28). A atividade também fez parte da programação do Mês do Orgulho, celebrado em junho.

A casa onde será o futuro endereço do Transcender tem dois andares, com salas para atendimentos, banheiros e recepção. Os móveis já foram adquiridos e, assim que forem concluídos os ajustes de logística e de infraestrutura, será possível a mudança para a nova sede. No ambulatório haverá atendimento para pessoas trans e na área da saúde mental. Além disso, será possível a realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatite).

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação