A região de Santa Maria entrou na bandeira vermelha nesta sexta-feira (11) no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Além disto, foi registrada mais uma morte por coronavírus na cidade. A vítima é um idoso de 85 anos que era morador de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Já são 48 mortes em Santa Maria.

Segundo o governo do Estado, o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 na região piorou significativamente nesta semana. A quantidade de hospitalizações confirmadas para coronavírus contabilizadas nos últimos sete dias na região subiu 117% entre as duas semanas. Ainda conforme o Estado, o indicador de Projeção de Óbitos também apresentou piora, indo da bandeira laranja para a vermelha, tendo a região registrado 7 óbitos, contra os 4 registrados na semana anterior.

Apesar da redução no número de pacientes internados em leitos clínicos para Covid-19, os indicadores relativos a número de pacientes SRAG e Covid-19 em leitos de UTI pioraram significativamente, com o primeiro passando de 37 para 43 pacientes e o segundo de 27 para 34 pacientes internados no último dia, com ambos obtendo bandeira vermelha no indicador.

Além de Santa Maria, as áreas consideradas de risco alto, de acordo com o governo estadual, para contaminação da covid-19 são: Porto Alegre, Palmeiras das Missões, Erechim, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Possibilidade de recurso

A Prefeitura de Santa Maria esclarece que trabalha na avaliação dos dados locais, conforme os critérios do Estado. Caso houver divergência de informações, poderá apresentar recurso até as 6h deste domingo (13). Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo do Rio Grande do Sul. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na próxima segunda-feira (14) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça-feira (15), será divulgado.

 

Crédito da foto: SM24Horas/Arquivo