O Setor de Dispensação de Fraldas da Prefeitura de Santa Maria atenderá em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (7). Agora, a população deve ir até o Edifício Sant’Anna, número 774, na Rua Floriano Peixoto, Bairro Centro, e não mais na Policlínica do Rosário.

O local funciona das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira. Por meio do setor, a Prefeitura disponibiliza gratuitamente fraldas para todas as idades. Entretanto, para ter direito, o interessado deve ter renda de até três salários mínimos (somando a renda do usuário da fralda e do responsável por ele). Também é necessário apresentar laudo médico que comprove que o cidadão beneficiado tem doença que exija o uso de fraldas. O setor disponibiliza cerca de 50 mil fraldas por mês.

O ambiente ocupado até então pela Dispensação de Fraldas na Policlínica do Rosário será utilizado em uma futura expansão do Núcleo de Atendimento Pós-Covid.

Novo endereço fica na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Fotos: Alex Caceres/PMSM/Divulgação

OUTRA MUDANÇA

O Setor de Imunizações da Prefeitura também se mudou para o Edifício Sant’Anna. Assim como para o Setor de Dispensação de Fraldas, a mudança busca estabelecer a equipe e a estrutura em um local adequado, com melhores condições de trabalho para os servidores e de atendimento para a população.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, explica que a pasta buscou a qualificação do espaço físico. Agora, segundo ele, o ambiente pode ser considerado um modelo, inclusive, no que se refere à chamada “rede de frio”, isto é, a capacidade de preservação refrigerada das vacinas.

“O Setor de Imunizações cresceu no último um ano e meio. Além das vacinas de rotina e da vacinação contra a Influenza (gripe comum), entraram as vacinas contra a Covid-19. A equipe aumentou para 16 trabalhadores. Essa mudança também faz parte de um planejamento da Secretaria de Saúde para termos espaços adequados para dar uma melhor logística aos trabalhadores, o que influencia diretamente o dia a dia da população”, afirma o secretário.

O Setor de Imunizações faz parte da Vigilância Epidemiológica do Município e presta serviços de suporte e abastecimento às salas de vacina. É uma ferramenta de gerenciamento e controle e prevenção de doenças.

“A mudança esteve baseada em um importante trabalho de arquitetura, que pensou a distribuição do espaço e a organização da nova estrutura, seguindo todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. O secretário Guilherme também se empanhou muito para que pudéssemos ter um outro espaço de trabalho. Ele sempre compreendeu e ouviu os servidores no que tange às necessidades dos trabalhadores para atender melhor a população”, comenta a enfermeira responsável pelo setor, Cecília Mariane Pinheiro Pedro.

O local também trabalha com a confecção da segunda via da carteira de vacinação contra a Covid-19 e do Certificado Internacional de Vacinação. Os documentos devem ser solicitados com, no mínimo, 48 horas de antecedência, pelo WhatsApp (55) 99167-4172. O setor de Imunizações funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min.

O antigo espaço que abrigava o Setor de Imunizações, em um prédio na Rua Tuiuti, será devolvido ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), proprietário do imóvel.

 

Fonte: Secretaria Extraoridinária de Comunicação/PMSM