Cidade

Técnicos da Infraero ligados ao projeto de ampliação no Aeroporto Municipal de Santa Maria estiveram no local, na tarde desta quarta-feira (4), acompanhados do gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins, da gerente de Segurança da Aviação Civil, Silvana Frasson, e da arquiteta Ana Paula de Barros, e do chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Silva, para reconhecimento presencial das instalações atuais e resolução de dúvidas. Durante a vistoria, os técnicos foram apresentados aos projetos elétrico e hidrossanitário, de adequações do pátio de aeronaves e de sinalização horizontal para a vinda do Boeing 737 Max8, da Gol, e para a vinda do E-195 e2, da Azul, além de adequações na área de check-in.

Segundo Aleques Martins, o encontro foi realizado com o objetivo de dar mais um passo em direção ao início da ampliação.

“Esses técnicos irão trabalhar na revisão e complementação do projeto de ampliação do Aeroporto. Foi uma reunião técnica para expormos as necessidades do projeto e apresentar as particularidades do terreno em que a obra vai ocorrer”, explica.

Visita foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação

A arquiteta Ana Paula de Barros, responsável pelo projeto do Aeroporto, relata que é um momento para os profissionais da Infraero poderem conhecer de perto a realidade do Aeroporto de Santa Maria e perceberem in loco como deve ficar após a ampliação.

“É um primeiro contato presencial com os técnicos da Infraero, em que eles fizeram o reconhecimento do sítio aeroportuário e das necessidades do terreno. Apresentamos a eles os aspectos de drenagem superficial, questões de ordem técnica. Os dois trabalham com projetos aeroportuários. Eles já conhecem o projeto há bastante tempo e têm algumas dúvidas. Então nos reunimos para sanar essas dúvidas e, também, acrescentar alguns pedidos de revisões que a gente imagina serem necessários”, explicou.

Ana Paula de Barros esclarece que o projeto já está em processo de aprovação na Secretaria Nacional de Aviação Civil, com 71% aprovado. Porém, há necessidade de revisões para a finalização de aspectos técnicos.

O engenheiro civil Adelcio Guimarães, que esteve acompanhado pela arquiteta Marlise Bohn Guimarães, ambos da Infraero, comentou sobre o trabalho em conjunto com a equipe responsável pelo projeto e sobre a importância da ampliação do Aeroporto.

“Santa Maria é uma cidade importante, bem no centro do Estado, é motivo de muito orgulho poder trabalhar em um aeroporto que vai aumentar o fluxo de pessoas. Nosso trabalho aqui é pegar o projeto, complementar e entregar algo que possa ser licitado logo e começar as obras. Tenho 22 anos de Infraero e vamos usar todo esse conhecimento para contribuir na entrega de um Aeroporto que contemple a necessidade da população”, afirmou.

Atualmente, do Aeroporto Municipal partem voos diários para Porto Alegre e, conforme já divulgado pela Prefeitura, a partir de 1º de novembro, começa a conexão aérea entre Santa Maria e São Paulo. Pelo cronograma informado pela Gol Linhas Aéreas, os voos ocorrerão às terças, quintas e sábados, com saída do Aeroporto de Garulhos, em São Paulo, às 15h15min, e aterrissagem prevista às 17h50min em Santa Maria. O retorno da aeronave para a capital paulista tem previsão de decolar às 18h20min do Aeroporto de Santa Maria, com chegada às 20h55min em Guarulhos.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM