A ação piloto de testes rápidos para a detecção do coronavírus contou com a participação de 45 pessoas de diferentes idades. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a iniciativa nesta sexta-feira (19). Do total de pessoas que compareceu ao Centro de Referência Municipal da Covid-19, cinco testaram positivo para a Covid-19. Todos os agendados já sentiram sintomas de gripe e haviam sido notificados pela Vigilância em Saúde.

As pessoas que testaram positivo nesta iniciativa confirmaram que tiveram contato com o vírus. Porém, como o período de transmissão já passou e todas estão sem sintomas, não há necessidade de isolamento domiciliar. Esses resultados entrarão no Boletim Epidemiológico nos próximos dias, após atualização de todos os pacientes no sistema de dados.

Conforme a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a adesão das pessoas que foram agendadas foi boa (50 pessoas foram agendadas para o teste), e a iniciativa, que serviu de exemplo para uma nova ação nos próximos dias, foi bem positiva. A testagem foi realizada por quatro profissionais, cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança.

A ação de testagem tem parceria da Prefeitura com profissionais do Departamento de Saúde Coletiva e da Residência Multiprofissional, além de integrantes do Observatório Saúde UFSM, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: Ariéli Ziegler