Foto: Getty Images

A Copa do Mundo é o ápice da carreira de qualquer jogador, e se destacar neste tipo de competição muda a vida de qualquer jogador, pois certamente seu passe vai se valorizar muito, os melhores times do mundo vão querer contratá-lo, e seu nome vai ser cotado para ganhar a Bola de Ouro daquele ano. Podemos citar alguns exemplos deste fenômeno, como Luka Modric ter ganho a Bola de Ouro em 2018, após o vice-campeonato mundial da Croácia, e o zagueiro italiano Fabio Cannavaro ter conquistado o prêmio, após o título mundial da Itália.

Porém a Copa do Mundo também pode ser cruel, pois alguns jogadores entre os melhores de todos os tempos nunca conseguiram ter uma performance de gala na Copa do Mundo, apesar de serem jogadores decisivos em suas equipes. Por aqui, vamos listar 10 craques que estão entre os melhores de seus países, mas nunca conseguiram disputar uma Copa do Mundo em sua melhor forma.

10 – Cristiano Ronaldo (Portugal)

Falar de Cristiano Ronaldo e de seus títulos é falar o óbvio, pois goste você ou não do português, é fato que ele está no hall dos melhores jogadores de futebol da história. Cristiano Ronaldo já conquistou cinco bolas de ouro, ficando atrás apenas de Messi no número de conquistas desse tipo, e também já venceu 5 títulos da Champions League, 1 Eurocopa, 3 mundiais da FIFA, e diversos outros títulos. Na Copa do Mundo, porém, Cristiano Ronaldo nunca foi muito longe com Portugal, apesar de já ter disputado a competição quatro vezes. Nesta quinta participação, CR7 terá ao seu lado bons jogadores, como João Felix, Bruno Fernandes e Rafael Leão, podendo finalmente fazer uma Copa do Mundo que entre na memória dos fãs.

9 – Alex (Brasil)

O craque Alex fez muito sucesso em sua carreira, e quem viu ele jogar se lembra como o craque era habilidoso. Com seu enorme sucesso no Palmeiras e no Cruzeiro, e posteriormente no Fenerbahçe, da Turquia, o jogador entrou para a história, mas não conseguiu repetir o sucesso com a camisa da Seleção Brasileira. No auge da sua carreira, a convocação para a Copa do Mundo de 2002 era dada como certa, mas na última hora o técnico Felipão decidiu cortá-lo. Felizmente fomos campeões daquele ano, mas até hoje as pessoas se perguntam como seria se Alex tivesse sua preciosa chance na Copa do Mundo.

8 – Lionel Messi (Argentina)

A comparação entre dois jogadores é sempre normal, mas quando se trata de Lionel Messi só há duas comparações a serem feitas: quem é melhor, Messi ou Cristiano Ronaldo? Depois da geração década de 70, essa é a única comparação possível quando se trata de Messi, apesar dos fãs mais fervorosos comparam Messi a Pelé. Sendo um dos melhores jogadores de futebol da história, os torcedores sempre esperam a Argentina entre as favoritas para a Copa do Mundo, mas isso nunca aconteceu com Messi em campo. O craque do PSG nunca conseguiu o título, e chegou à final em 2014, sendo derrotado pela Alemanha.

7 – Zico (Brasil)

Pergunte a um dos 40 milhões de flamenguistas quem são seus ídolos, e você certamente ouvirá que Zico está entre eles. O Galinho de Quintino foi responsável por muitos títulos do Flamengo, entre eles Campeonatos Brasileiros, da Libertadores, e até um campeonato mundial. Na Seleção Brasileira, porém, Zico não teve muita sorte, participando da Copa do Mundo de 82, e depois da Copa de 86, quando Zico bateu o pênalti que fez a Seleção ser eliminada precocemente da competição. Uma frase famosa sobre o craque é: “Zico não ganhou a Copa? Azar da Copa”.

6 – Totti (Itália)

Francesco Totti é um dos grandes nomes da história do futebol italiano, tornando-se o grande ídolo da torcida da Roma, clube que ele defendeu até o fim de sua vitoriosa carreira. Pela seleção da Itália, Totti foi campeão mundial de 2006, porém sua participação não foi decisiva, e a repercussão disso está nas premiações. O zagueiro Fabio Cannavaro foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, e o goleiro Gianluigi Buffon foi muito elogiado. Portanto, dá a entender que o título da seleção italiana se deu muito mais por sua defesa, do que pelo ataque. Na semifinal, por exemplo, a Itália passou pela Alemanha com gol de… Grosso, um lateral. Na grande final, o gol de empate da Itália foi marcado por Materazzi, um zagueiro, que também causou a expulsão do maior jogador da França, Zidane. Ou seja, Totti foi apenas figurante nesta campanha.

5 – George Weah (Libéria)

O único africano a conquistar uma Bola de Ouro até hoje, George Weah é um herói nacional em seu país, a Libéria. Além de encher seu país de orgulho em sua carreira, principalmente quando jogava no Milan, Weah nunca aceitou propostas para se nacionalizar em outro país com um futebol mais forte, e por isso nunca disputou uma Copa do Mundo. Atualmente, George Weah é “apenas” o presidente da Libéria, e tem um filho nas categorias de base do PSG, que já está chamando a atenção por seu bom futebol.

4 – Robert Lewandowski (Polônia)

Este é mais um exemplo de um jogador excelente, que nasceu em um país que não tem um futebol que esteja entre os melhores do mundo. Muitas pessoas confundem a nacionalidade de Lewandowski, achando que ele é alemão, porém ele nasceu na Polônia, e defende as duas cores do seu país desde o início da carreira. Lewandowski levou sua seleção à uma Copa do Mundo depois de 12 anos de ausência, em 2018, mas nesta Copa não teve uma performance expressiva, e a Polônia ficou em último lugar em seu grupo. Agora em 2022, ele terá nova chance, já que seu país conquistou uma das vagas para a Copa do Catar.

3 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia)

O craque do Milan Zlatan Ibrahimovic é um dos mais eficientes do mundo, e certamente você já ouviu falar de alguma de suas frases de efeito, geralmente enaltecendo a si próprio. Mas tem um torneio que nunca viu o sueco brilhar, e este torneio é a Copa do Mundo. Zlatan não fez um gol sequer em suas participações em Copas, o que certamente deixa seus fãs bastante frustrados. Em 2022 a Suécia nem sequer se classificou para a competição, então provavelmente nunca veremos um gol de Ibra em mundiais.

2 – David Beckham (Inglaterra)

A seleção inglesa teve em Beckham sua principal esperança para finalmente sair da fila de títulos mundiais, não apenas pelo jogador ser um ótimo cobrador de faltas, mas também por participar de uma geração que tinha Michael Owen, Steven Gerrard, Frank Lampard, Paul Scholes, Rio Ferdinand, John Terry, e muitos outros craques. A expectativa neste time era imensa, mas as coisas simplesmente não aconteceram, e Beckham nunca mostrou os motivos por ter tanta fama na seleção inglesa, além de sua beleza.

1 – Neymar Jr. (Brasil)

O maior craque da seleção brasileira desde Ronaldo, Neymar coleciona títulos e fãs por onde passa. O agora “adulto Ney” já ganhou a Champions League, Campeonato Espanhol, Campeonato Francês, Medalha de Ouro em Olimpíadas, mas ainda falta aquela cereja do bolo, o título da Copa do Mundo. Muitos dizem que só falta isso para que ele seja eleito Bola de Ouro, outra obsessão de Neymar, e a Copa do Catar será mais uma chance (talvez a última) do nosso craque finalmente levantar a tão sonhada taça. Ele está em grande fase, com excelente forma física, e tudo leva a crer que será a sua Copa do Mundo. Vamos torcer para que realmente seja.