Política

Na tarde desta terça-feira (11/10), em julgamento realizado na Sessão do Pleno, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), decidiu cassar os diplomas eleitorais e mandatos eletivos de Osvaldo Froner (PP) e o vice Anselmo Fracaro Cardoso (PDT), concedidos para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Capão do Cipó, nas eleições de 2020. O placar foi de 6 a 1.

Também ficou determinado a realização de nova eleição, em data a ser designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Durante o período, assume o comando da Prefeita o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Tissot. Além disso, foi estipulada multa no valor de 5mil UFIR. Com a condenação, ambos ficarão 8 anos inelegíveis.

Em julho do ano passado, a juíza da 44ª Zona Eleitoral, Drª Ana Paula Nichel, já havia determinado a cassação dos mandatos de Froner e Anselmo, porém, um recurso em segundo grau foi imposto, por não concordarem com a sentença de primeira instância, segundo a defesa.

Segundo denúncia do MPE, a campanha de Froner e Cardoso distribuiu vales-combustível para a população, com recursos não declarados, com o objetivo de angariar votos. Além disso, a investigação sustenta que houve simulação de doações financeiras para custear os honorários de advogados da chapa.

Em dezembro de 2020, uma operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão para investigar as suspeitas. Os agentes encontraram, em um posto de combustíveis, documentos que comprovariam a distribuição dos vales. Também foram recolhidos celulares, nos quais havia troca de mensagens indicando a prática ilícita, diz o MPE.

 

*Com informações do site GNI de Santiago

Foto: Divulgação