A Unidade de Saúde Mental Madre Madalena, do Hospital Casa de Saúde,  voltou a abrir as portas nesta terça-feira (26) em Santa Maria. O local, totalmente reformado, oferece 25 leitos de internação para homens, mulheres e adolescentes de Santa Maria e região via Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos começarão a ser realizados a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto.

“A Unidade de Saúde Mental renasce, e vem em um período de grandes transformações socioemocionais de um processo pandêmico. Somos uma unidade sensível a cuidar das pessoas em um universo onde suas dores não são palpáveis e estão em busca de um reequilíbrio humano. Ainda há um olhar estigmatizado aos pacientes de saúde mental, e a nossa maior missão é acolher as pessoas como humanos que cuidam de humanos”, ressalta a presidente da Sefas, Irmã Liliane Pereira.

Os encaminhamentos para os atendimentos serão feitos pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a partir do Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) e pela Atenção Especializada do município.

A reinauguração foi marcada por uma solenidade no ambulatório do 1º andar da instituição, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, o secretário municipal de Saúde Guilherme Ribas, a presidente da Sefas Irmã Liliane Pereira e a diretora do Hospital Casa de Saúde Celi Klimeck.

Governador Ranolfo esteve presente no ato de inauguração.

A UNIDADE

A unidade de saúde mental Madre Madalena foi fundada em 2007 e em 2019 teve suas atividades paralisadas. No ano seguinte, em 2020, iniciou-se as obras de reforma, finalizadas em julho de 2022. O valor total do investimento foi de  R$ 1.226.002,54, parte dos recursos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da prefeitura de Santa Maria.

Foram realizadas ações de adequação de layout como construção de banheiros anexos  os dormitórios, adequação na largura das portas, possibilitando a circulação de macas, adequação da sala de observação para emergências, troca e adequação de pisos e revestimentos, reforço na estrutura adequações da rede hidrossanitária e elétrica, organização do pátio com a criação de área de convívio e de esportes e instalações de sirenes de segurança nos banheiros.

 São 25 leitos divididos em alas masculinas e femininas, assim como um leito de estabilização. Há uma sala onde os pacientes poderão fazer suas refeições e lazer, uma cozinha experimental para a prática de culinária sob supervisão. O pátio conta com uma quadra para prática de esportes, bancos e uma horta. Além disso, também há uma sala para acolhimento individual e outra para acolhimento em grupo, que poderá ser utilizada para reuniões com familiares, por exemplo, bem como uma sala de estudos exclusiva para os residentes.

– O processo de cuidado do paciente da Unidade Madre Madalena terá como foco a humanização e o tratamento que for indicado para cada caso. Para isso, contamos com uma equipe capacitada e selecionada com todos os critérios exigidos para o tratamento de pacientes da saúde mental. Teremos um médico psiquiátrico, médicos residentes da Psiquiatria da UFN, um maior número de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, e assistentes sociais – explica Alba Veppo, médica psiquiatra responsável pela unidade.

São 25 leitos divididos em alas masculinas e femininas. Fotos: Sefas/Divulgação

 

Fonte: assessoria de imprensa Sefas