A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil, das secretarias de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana, e apoio do Corpo de Bombeiros, trabalha para retirar árvores e galhos caídos em vias públicas em função das fortes rajadas de vento. Motoristas e pedestres devem ter atenção redobrada. Desde esta terça-feira (26) até por volta das 11h desta quarta-feira (27), foram 15 chamados de situações envolvendo queda de árvores em Santa Maria. Para a tarde desta quarta-feira, segue o alerta de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas e ventos.

A retirada de árvores e galhos caídos acontece nos seguintes locais: nas proximidades da Estação Rodoviária de Camobi, no Bairro Camobi; e numa residência próxima ao campo do Paissandú, na Rua Ernesto Beck, na Vila Oliveira, no Bairro Passo D’Areia. Em outro trecho da Rua Ernesto Beck, entre as avenidas Borges de Medeiros e Independência, no Bairro Divina Providência, uma árvore caiu em cima do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio e a via precisou ficar com bloqueio total até a retirada da árvore. O local está com trânsito em meia pista.

Para a tarde desta quarta-feira, segue o alerta de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas e ventos. Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação

Na Avenida Rio Branco, com a queda de galhos de uma árvore do canteiro central da avenida, o trecho entre as ruas Vale Machado e Treze de Maio, no sentido Centro-Bairro, está com bloqueio total para as equipes fazerem o corte e a retirada de parte da árvore. Já na Rua Olavo Bilac, entre as ruas Conde de Porto Alegre e Barão do Triunfo, uma árvore de grande porte está com risco de queda. Equipes já foram acionadas para verificar a situação no local. O trecho está com bloqueio e sinalizado para orientar os motoristas. Outra ocorrência atendida foi na Rua Corredor Picambo, no Bairro Chácara das Flores, em que árvores caíram em cima de três casas. Não houve feridos.

De acordo com a Defesa Civil, a estação meteorológica METAR da Base Aérea de Santa Maria informou que a máxima rajada de vento foi de cerca de 81,6 km/h e ocorreu às 8h53min desta manhã. Houve destelhamento de residências e foram realizadas 11 entregas de lona. O índice pluviométrico até esta terça-feira (26), registrou que em Santa Maria em 24 horas choveu cerca de 47,8 milímetros. Já dentro de 96 horas foi registrado em torno de 80 milímetros no Bairro Lorenzi, Região Sul do Município, sendo o local que mais choveu, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Solicitações de ajuda e registros de ocorrências em Santa Maria devem ser feitos por meio dos seguintes contatos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp):

Guarda Municipal

153

Defesa Civil

(55) 99110-7940 (WhatsApp)

Ciosp

(55) 3921-7091

(55) 99217-8122 (WhatsApp)

(55) 99167-4728 (WhatsApp)

(55) 99167-8452 (WhatsApp)

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM